Cidadeverde.com

Menores dependentes: Ministro inaugurará casa de acolhimento

Imprimir
A partir de amanhã, 28 de novembro, Teresina receberá sua primeira unidade da Casa de Acolhimento Transitório infanto juvenil (CATi), voltada ao atendimento de crianças e adolescentes com problemas com drogas. A solenidade de inauguração, que será às 15 horas, contará com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 
 
Sob responsabilidade da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a CATi tem como objetivo oferecer cuidados para crianças e adolescentes que tiveram seus vínculos familiares e sociais fragilizados ou rompidos em consequência do uso de álcool e outras drogas e que não estão passando por medida socioeducativa.
 
Para a construção da CATi foi investido um total de 288 mil reais, oriundo de recursos do Ministério da Saúde. A FMS, por sua vez, está encarregada de fornecer recursos humanos. A casa tem capacidade de acolher voluntariamente dez crianças e adolescentes do sexo masculino, entre 10 e 18 anos incompletos. O local funciona 24 horas de domingo a domingo e tem caráter residencial e transitório para atendimentos psicossociais.
 
No período que se encontrarem acolhidos a equipe da CATI trabalhará o usuário e sua família com vistas na reinserção social. “Para atingir esse objetivo contamos com 40 profissionais, sendo eles: assistentes sociais, psicólogos, terapeuta ocupacional, educador físico, cuidadores, redutores de danos, porteiros e auxiliar de serviço geral”, enumera a coordenadora do projeto, Caroline Arnaud. Serão sete profissionais que se revezarão em escalas de plantões, para que as crianças e adolescentes estejam durante as 24 horas do dia acompanhadas, além de um serviço especializado de portaria que monitorará a entrada e saída de qualquer pessoa na casa.
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais