Cidadeverde.com

Casa do Cantador lança filme sobre cultura e literatura de cordel

Imprimir
A Casa do Cantador do Piauí e a Associação de Violeiros e poetas populares, através do Ponto de Cultura da Casa do Cantador, realizam na sexta, 7 de dezembro, na escola municipal de Santa Teresa, em Santa Teresa, o lançamento em DVD do filme “Tal Pai, Tal Filho”. 


O filme foi produzido a partir da oficina de audiovisual realizada por Nette Alencar e Herbeth Rogger, foi gravado na citada zona rural de Teresina. Estreiam como atores protagonistas o professor, poeta e jornalista Pedro Mendes Ribeiro e o poeta Manoel Messias Adriano Freitas. Assinam essa produção Pedro Mendes Ribeiro, Maria Auriene Vidal e Marleide Lins. 

O roteiro, adaptado por Joaquim Mendes Sobrinho e Manoel Messias Adriano Freitas, explora a temática que abrange a cultura popular baseada em folhetos de cordel. Pretende-se, desta forma, preservar e difundir este segmento literário milenar, que é o cordel e a cantoria. Nessas manifestações tradicionais podemos considerar, além de linguagens artísticas, a representação da memória de um povo e a resistência que mantém viva uma identidade cultural. "Outra coisa importante do DVD é que a trilha sonora foi toda feita pelos próprios violeiros, as toadas de cordel", explica Marleide Lins.

A Casa do Cantador do Piauí tem como objetivos primordiais conscientizar a classe dos cantadores, violeiros e poetas populares, tornando-os sujeitos críticos, elevando, assim, a sua autoestima; preservar e difundir a cultura popular, urbanizando e expandindo por todos os lugares e classes sociais.

O Ponto de Cultura da Casa do Cantador do Piauí é mantido por meio de convênio entre a Associação de Violeiros e Poetas Populares do Piauí e a Fundação Cultural do Piauí – Fundac – Governo do Estado do Piauí / Mais Cultura – Ministério da Cultura – MINC.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais