Cidadeverde.com

ADH participa de discussão sobre Conferência Nacional das Cidades

O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Gilberto Medeiros, esteve nos dias 4, 5 e 6 deste mês, participando da 35ª Reunião do Conselho Nacional das Cidades, em Brasília. O Encontro teve por finalidade estudar e propor diretrizes para a realização da 5ª Conferência Nacional das Cidades. Ele foi acompanhado da advogada Ana Lúcia Gonçalves, da ADH, e de Antonio Batista Araújo, da Famepi, representante da sociedade civil.

Dentro da programação foi discutido o papel dos conselhos estaduais e municipais na 5ª Conferência Nacional das Cidades, cujo tema central é: Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!. Também foram abordados assuntos como Habitação, Saneamento Ambiental, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, entre outros de interesse dos gestores.

No Piauí, a 5ª Conferência Estadual das Cidades será realizada no período de 27 a 28 de setembro de 2013, sob a coordenação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Urbano (Cedur), presidido pelo diretor-geral da ADH. De acordo com Gilberto Medeiros, um dos objetivos da Conferência Estadual é sensibilizar e mobilizar a sociedade piauiense para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas urbanos e rurais existentes nas cidades.

“Nós vamos indicar prioridades de atuação para os órgãos estaduais e municipais responsáveis pela execução da política de desenvolvimento urbano”, declara ele. A advogada Ana Lúcia revela que o Piauí foi um dos estados que cumpriu a meta estabelecida pelo Ministério das Cidades, de levar um representante da sociedade civil e a partir de janeiro serão iniciados os trabalhos de preparação de conferência estadual e municipais.

“O primeiro passo que o Estado deu foi a convocação através do Decreto nº 14.962, de 25 de outubro de 2012, assinado pelo governador Wilson Martins, onde define a data da Conferência Estadual. Agora vamos reunir entidades governamentais e não governamentais para criar a comissão preparatória e as equipes de mobilização, divulgação e temário”, finaliza.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais