Cidadeverde.com

2° Turno: Cartórios lotam no último dia para justificar voto

O estudante de Contábeis e jogador de handebol Wesley Probo foi ao cartório da 1ª Zona Eleitoral para justificar seu voto nesta quinta-feira (27), último dia previsto na legislação para que isso aconteça. Ele não votou no segundo turno das eleições em Teresina porque estava em Foz do Iguaçu (PR) participando dos Jogos Universitários. 

Caroline Oliveira/CidadeVerde.com

“Eu tinha esquecido e ontem vi no jornal que hoje era o último dia, por isso estou aqui”, conta. Assim como ele, várias pessoas enfrentam uma grande fila para justificar seu voto. A maioria alega que estava viajando no dia da eleição. 


Segundo o chefe substituto do cartório da 1ª zona, Danilo Veras, muitas pessoas estão deixando para vir no último dia. “Estamos de recesso desde o dia 20. Antes, a gente passava o dia inteiro só fazendo o trabalho interno e não aparecia ninguém para justificar. É aquela velha mania do brasileiro de deixar tudo para a última hora”, pontua. 


Veras acrescenta que o serviço funcionará até o meio dia de hoje e os eleitores que não votaram podem ir a qualquer zona eleitoral levando o título. Será emitido um boleto que deve ser pago em qualquer agência bancária e depois devolvido ao cartório. 


No segundo turno de Teresina 98.111 eleitores não compareceram às urnas, contabilizando uma abstenção de 18,47%. A taxa a ser cobrada é de R$ 3,50 e caso o eleitor não justifique por três pleitos pode ter o título cancelado e impedido de assumir concurso público ou contrair empréstimo. 



Flash de Caroline Oliveira
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais