Cidadeverde.com

Candidatos apresentam propostas na véspera das eleições da APPM

Imprimir
Os prefeitos e candidatos à presidência da Associação de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, de Vila Nova do Piauí e Luiz Neto, de Amarante, vivem os últimos momentos antes da votação que elege o novo presidente da associação.

Fotos: Yala Sena / Cidadeverde.com
Luiz Neto

Em meio a polêmicas quanto a formação das chapas e críticas trocadas entre as duas escritas, os prefeitos comentaram em entrevista ao Jornal do Piauí desta segunda-feira (07) sobre suas expectativas para a votação dos prefeitos que acontece durante toda esta terça-feira (08).

Na ocasião Luiz Neto, demonstrou convicção na vitória e dispõe sua candidatura como uma alternativa para facilitar o acesso dos demais gestores à "casa dos prefeitos".

Arinaldo Leal

De acordo com Neto, a intenção é defender o municipalismo sem intervenção imediata do Governo do Estado. 

"Me apresento como um candidato dos prefeitos e não do governador como acontece com o outro candidato. Nossa candidatura não nasce da base do governo e aposto numa APPM livre e com autonomia, para que os prefeitos possam decidir os rumos de cada município", revela o candidato. 


O prefeito Arinaldo aproveitou o momento para reforçar suas parcerias, e rebater a acusação de que prefeitos estariam sendo pressionados a votar em outra chapa, em favor de facilitar os repasses públicos.

"Isso não existe, conversei com os prefeitos e esclarecemos toda a situação. Temos 52 na nossa chapa, o adversário só conseguiu 16, amanhã nós veremos qual trabalho deu mais resultado", afirmou Arinaldo.


Em entrevista ao Cidadeverde.com Arinaldo Leal, falou também a respeito das dívidas que várias cidades tem acumuladas com empresas como a Eletrobras e a Agespisa. Segundo ele o foco de sua gestão será o diálogo e a negociação. "Queremos colocar tudo em pratos limpos com as empresas, ver o que é correto ser cobrado e questionar qualquer cobrança que não possa ser negociada, queremos garantir que todos os prefeitos tenham acesso a isso", completou Arinaldo Leal.




Luiz Neto garantiu que a prioridade, caso seja eleito, será facilitar o acesso dos prefeitos do Piauí ao órgão para que otimizem a gestão em cada município. "Nossa intenção é trazer os gestores para dentro da APPM, para que possam compartilhar suas ideias e também serem orientados. Pretendo facilitar esta comunicação com a instalação de órgãos do Estado, Funasa, Caixa entre outros para que atuem com este intuito", revela. 

Já Arinaldo Leal, aposta na descentralização da APPM, e na soma do maior número de prefeitos aliados, para garantir que o órgão possa alcançar e favorecer todas as cidades. " Nosso foco será o diálogo e o diálogo com todos, a APPM vai estar em todos os municípios, até os muito pequenos, queremos que ela beneficie a todo o estado", concluiu Arinaldo.


A votação ocorre durante toda esta terça-feira (08), na APPM e cerca de 180, dos 224 prefeitos do Estado, são esperados na votação, a partir das 9h. A posse acontece ainda nesta terça, as 18h.


Rayldo Pereira e Graciane Sousa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais