Cidadeverde.com

Medula doada pelo pai "pega" e José Víctor se recupera do Mal de Lorenzo

Hoje os médicos Fernando e Patrícia Modesto receberam uma grande notícia. Após mais de três meses de sofrimento, a equipe médica de São Paulo constatou o sucesso do transplante do pequeno José Víctor, 6 anos: a medula doada pelo pai "pegou".

Fotos: Facebook

Emocionado, o pai do garoto falou ao Cidadeverde.com que se sente abençoado porque o filho está vencendo a Adrenoleucodistrofia, doença mais conhecida como Mal de Lorenzo. "Hoje foi a 'pega' da medula, 14 dias depois do transplante. Agora sabemos que deu tudo certo. Ele vai ficar mais alguns dias internado e depois terá alta. É uma benção de Deus, é o resultado de todas as nossas orações", disse Fernando.


O sucesso do transplante encheu os pais de esperança. Nesta segunda-feira (7), o outro filho do casal, Matheus, 4 anos, que também tem o Mal de Lorenzo, passará por uma ressonância magnética para identificar se houve ou não a evolução da doença. "Como conseguimos quatro cordões umbilicais nos Estados Unidos, se a doença não tiver evoluído, utilizaremos os cordões. Do contrário, ele passará pelo transplante, como o irmão", explicou.

Fernando Modesto retirou 1.200 ml de medula, quantidade suficiente para o transplante dos dois filhos. Este é o segundo caso no mundo em que o Mal de Lorenzo é tratado com transplante de medula não compatível totalmente. "Geralmente o transplante de medula é feito para tratar Leucemia, mas tivemos fé que daria certo e está dando. Estamos felizes e queremos agradecer por todo o apoio que recebemos", destacou.


A doença

O Mal de Lorenzo é uma doença genética de ação degenerativa. Os pais de José Victor descobriram a doença do filho após ele passar por situações de desorientação na escola. Depois de diagnosticado, os pais decidiram testar o filho mais novo e descobriram que ele também porta o gene, apesar de ainda não apresentar os sintomas.



José Víctor teve perda de parte da visão e da audição, mas os médicos acreditam que com o tratamento, o quadro é reversível. O caçula, Matheus, não apresentou os sintomas da doença.

Ambos estavam sendo tratados com o Óleo de Lourenzo, produto que retarda o aparecimento de sintomas, entretanto, uma semana antes da internação de José Víctor, os médicos acharam melhor suspender o óleo. A previsão da realização do transplante de Matheus é dia 16 de janeiro.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais