Cidadeverde.com

Fotógrafa piauiense fala sobre imagem que lhe deu prêmio nacional

Imprimir
Paula Moreira, piauiense a autora da Foto do Ano,  concurso promovido pelo blog Foto Globo, contou a história da foto vencedora em entrevista. Leia a seguir.

1.Qual sua idade, com o que você trabalha e onde você mora ?
Eu tenho 33 anos, e estou começando a trabalhar com fotografia, especialmente com crianças e gestantes, e meu hobby preferido é a fotografia de paisagem. Moro no Rio de Janeiro RJ.

Foto vencedora

2.Há quanto tempo você fotografa ?
Eu sou formada em comunicação social, desde 2002, e sempre gostei muito de fotografia. Parei por alguns anos de fotografar, e voltei em 2010, depois que meu filho Antonio nasceu, pois queria registrar todos os momentos da vida dele, e acabei me apaixonando mais ainda pela fotografia, especialmente a de crianças. Foi aí que resolvi fazer alguns cursos de reciclagem no Ateliê da Imagem. Fiz todos os cursos básicos e avançados, e acabei me encantando também por um outro tema, a paisagem.

3.Onde você aprendeu ?
Fotografar paisagem, para mim, era totalmente novo, pois não tinha conhecimento técnico algum na fotografia de paisagem, por isso resolvi fazer o curso do Príamo Melo de Paisagem I e, depois, Paisagem II. Participei também do primeiro Lee Filters Workshop fora da Europa, com Príamo Melo e Jeremy Walker (fotógrafo britânico), na Casa da Ladeira Artes Visuais (CDL), e vou começar agora um novo curso de acompanhamento, também com o Príamo Melo, na CDL, para estudar e aprimorar a técnica, prática e desenvolvimento de um projeto na fotografia de paisagem.

4.Quais equipamentos que você usa ?
Meu equipamento é uma câmera Nikon D7000. Na fotografia de paisagem, uso muito a minha lente grande angular 10-24mm, também da Nikon, além dos filtros polarizador e de densidade neutra, da Lee. Uso também o filtro Big Stopper da Lee quando quero fazer imagens com maiores exposições e com uma interpretação mais criativa. Nas fotos de criança, prefiro usar minha lente 50mm 1.4 G da Nikon, pois além de ter uma excelente qualidade, ainda me permite destacar meu objeto principal do contexto como todo, desfocando o que não é essencial.

5. A história da foto.
Essa foto foi tirada em Paquetá no nascer do sol, é uma foto feita com uma grande angular e com o filtro Big Stopper da Lee, com o intuito de transformar o mar em uma bruma e gerar uma interpretação mais criativa de um lugar que já foi muito fotografado.

6.Quais são as suas referências na fotografia ?
Minhas referências fotográficas são os mestres da fotografia de paisagem clássica Ansel Adams e Edward Weston, e também outros fotógrafos de paisagem como Carr Clifton, John Shaw, David Noton, Bryan Petterson, Pat O’Hara, Garry Schlatter e, é claro, meu grande mestre com quem aprendi tudo, meu professor Príamo Melo. Gosto bastante também do trabalho do fotógrafo brasileiro de natureza, Luciano Candisani, com o qual tive a oportunidade de fazer recentemente um Workshop no Paraty em Foco.

7.No Blog, quem são seus fotógrafos favoritos?
Gosto muito do blog e de todas as publicações, acho muito legal as críticas construtivas e a oportunidade de divulgação do trabalho de fotógrafos amadores, como o meu. Como já mencionei, meu tema predileto é a fotografia de paisagem, por isso meus fotógrafos favoritos do Blog são meus amigos também fotógrafos de paisagem Isabella Palheiro, Luis Felipe Gutman e Denise Carraro. Gosto muito também das fotos do Alex Curty, Luis Grilo, Dudu Linhares, Joarez Dallago, Fernando Salomão, Marcos Semola e vários outros.

 8.Qual a sua opinião sobre a edição de imagens digitais com programas tipo “Photoshop” ?
Em relação à edição e tratamento da imagem acho de extrema importância no mundo da fotografia digital. Pensando nisso também já fiz cursos de Photoshop e tratamento em RAW. A imagem feita em RAW necessita ser no mínimo aberta em um programa específico, seja ele o Lightroom ou o Photoshop, por exemplo, então nada mais importante do que ter domínio de um desses dois "softwares" de imagens para terminar um trabalho que começou na câmera fotográfica, já que eles funcionam como laboratórios digitais.

 
9.Tem alguma sugestão para o Blog ?
Nao tenho sugestão para o Blog, gosto do formato e do trabalho desempenhado por vocês!

10. Nos envie fotos suas que você considera serem marcantes na sua vida.



Fonte: O Globo
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais