Cidadeverde.com

Chesf recebe notificação por conta de "apagão" em 33 cidades no Piauí

O gerente regional da Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco (Chesf) no Piauí, Airton Feitosa, informou, durante entrevista ao Jornal do Piauí desta segunda-feira (21) que o órgão foi notificado a prestar esclarecimentos sobre o “apagão” em Teresina.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

O incidente ocorreu na última sexta-feira (18) e deixou a capital do Piauí, e mais 32 municípios, sem fornecimento de energia elétrica por, aproximadamente, uma hora. O caso ainda está sendo investigado já que se registrou explosão em um transformador de corrente.

“Foi um fato extemporâneo. É natural que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) solicite relatório técnico. Estamos trabalhando com todo rigor para compreender as causas da ocorrência. Mas até o momento, não chegou ao nosso conhecimento nenhum fato grave”, disse Airton Feitosa.


Leitos dos rios
O gerente regional também explicou como está sendo executada a política da abertura das comportas da usina de Boa Esperança para controlar o fluxo das águas no rio Parnaíba com a caracterização do período chuvosa na bacia do rio.

“Em breve, o Parnaíba vai atingir 68% do volume. Esse resultado está dentro da nossa curva de espera. A abertura da barragem é pra minimizar os impactos de possíveis enchentes”, analisa o gerente da Chesf Piauí.


O comportamento do rio Poti também não desperta preocupação. De acordo com o gestor, as chuvas estão trazendo benefícios para o rio já que auxiliam na limpeza dos aguapés e canaranas pertinentes no leito devido a poluição. 

“O Poti não tem barragem dentro do Estado. Passa rapidamente por aqui. Antes tinha uma vazão de 0,7 m³/s. Hoje apresenta vazão de 300 m³/s e mesmo assim não desperta motivos de preocupação. Está tudo sob controle”, conta Airton Feitosa.


Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais