Cidadeverde.com

PM despeja 260 famílias na zona norte e ameaçam invadir escola

Imprimir
Atualizada às 9h30 e ampliada às 9h50

Policiais militares acompanham um oficial de justiça que realiza o cumprimento de um despejo de cerca de 250 famílias na Vila Elmano Férrer, no bairro Monte Alegre, região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. Os ocupantes ameaçam invadir escola, por não terem para onde irem. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

De acordo com o coronel Jaime Oliveira, comandante de Operações Especiais, o terreno pertence à construtora KLM Empreendimentos Ltda. O mandado da reintegração de posse foi expedido pelo juiz da 6ª Vara Cível de Teresina, Edison Rogério Leitão Rodrigues, em janeiro de 2012. 

A ocupação começou há um ano e meio e a retirada das famílias era para ter acontecido no mês de agosto, juntamente com a da Vila Firmino Filho, mas foi adiada por conta da campanha política. 


“Quando chegamos hoje (24) de manhã, houve uma certa resistência, mas nós conseguimos desobstruir as barreiras com ajuda do Rone, do Gate e da Cavalaria”, destacou o comandante do Bope. 

Estão trabalhando na área duas retro escavadeiras que estão derrubando os imóveis e a empresa disponibilizou oito caminhões para que sejam retirados os pertences das famílias.

  
As maioria das casas é de taipa com cobertura de telha.  Um eletricista para desligar a energia das casas. 

O coronel Jaime disse que vai demorar cerca de seis dias para derrubar todas as casas, já que existem algumas de alvenaria e a próxima etapa será a Vila Firmino Filho. 

Famílias

Uma das famílias atingidas é a de Valéria Alexandra Cordão, grávida de três meses, está na vila há um ano. A casa dela que foi derrubada morava ela, o marido e um filho de quatro anos. 


“Eu já chorei muito. Não tenho para onde ir. Vou acabar indo para a casa da minha mãe, que é muito pequena e onde ela mora tem sete filhos. Vou ter que deixar tudo na frente da casa dela”, destacou Valéria. 


Segundo a moradora Deusa Carvalho, de 44 anos, que foi uma das primeiras a ocupar a área há um ano e meio, existem 262 famílias cadastradas. “Recebemos uma notificação de despejo ano passado, mas o Elmano foi convidado a vir aqui e não veio, mas prometeu que a Prefeitura ia comprar a terra e construir as casas e agora aconteceu isso”, afirmou a invasora. 


Invadir escola

A presidente da associação dos moradores da vila Elmano Férrer, Margarida Maria de Sousa, afirmou que os moradores vão invadir a escola municipal Roberto Siqueira Dantas para chamar atenção das autoridades. 


“Vamos fazer quando acontece na enchente, vai ficar todo mundo lá até que as autoridades se posicionem. Cadê a Prefeitura? Cadê os Direitos Humanos? É muito triste ver eles acabando com tudo”, afirmou.  

Segundo a presidente, a esposa do atual prefeito, Lucy Silveira, fez uma reunião durante a campanha e prometeu fazer o cadastro das famílias. “O cadastro foi feito, mas nunca fizeram nada”, disse.


Prefeitura 

Assistentes sociais da Prefeitura estão na vila, para orientar os moradores sobre o que será feito. A coordenadora de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Rogéria Sousa, explica que a gestão anterior não fez o cadastro dos moradores vila Elmano Férrer. 

“A determinação do prefeito Firmino Filho é que nós façamos a identificação das pessoas que realmente não têm moradia para que elas sejam cadastradas em um programa habitacional, provavelmente o Minha Casa, Minha Vida. Recebemos hoje o cadastro feito pela associação dos moradores e com base nele vamos realizar nosso cadastro”, diz a coordenadora, que informa ainda que a Prefeitura promete entrar em contato com as famílias despejadas. 


PM na escola 

Duas viaturas da polícia militar estão em frente a escola para resguardar a entrada do local. Umas das moradoras já esta com os moveis ocupando a calçada da escola. Maria dos Reis que estava morando há um ano e meio na ocupação. Ela disse que veio de Barras e não tem para onde ir. 


“Depois que casei vim para cá com meu marido, agora estou aqui no meio do tempo com a minha filha de um ano e sete meses com medo que a chuva molhe tudo. A polícia chegou de surpresa hoje de madrugada, se tivessem avisado até mesmo ontem a gente tinha dado um jeito de alugar uma casa, agora não sei mais o que fazer”, desesperou-se com  a filha Mariana nos braços.


A escola está sem aulas porque está passando por reforma e as aulas estão previstas para fevereiro.

Barracos

Uma das primeiras taperas derrubadas pela polícia era um imóvel de um cômodo e segundo o coronel Jaime, não havia morador dentro e apenas uma moto Titan 125, com registro de roubo. O oficial acredita que o ladrão tenha fugido no momento em que a polícia chegou. 




Flash de Carlos Lustosa
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais