Cidadeverde.com

PMT tenta retirar pedintes dos sinais; Mais de 600 saíram em 2012

A Prefeitura de Teresina retirou 665 pessoas das ruas no ano de 2012. Para este ano, a gerente de Proteção Social da Semtcas (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social), Iracilda Braga, afirmou que a ação será reforçada e focada nos pedintes que ficam nos sinais de trânsito.


Atualmente, as pessoas retiradas das ruas são encaminhadas para uma das sedes do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ou para o Centro Especializado em População de Rua, localizado na rua Álvaro Mendes, Centro de Teresina.

"Os agentes de proteção fazem a abordagem individual das pessoas na rua, identificam a situação de cada um e encaminha para o local mais adequado. Lá, eles recebem tratamento especial de assistentes sociais e psicólogos", detalhou a gerente, em entrevista ao Jornal do Piauí desta quinta-feira (24).

Iracilda ressaltou que quando a pessoa realmente não tem casa a Semtcas abriga o morador de rua temporariamente e faz intervenção nos programas de habitação como o Minha Casa, Minha Vida. "Existem inúmeros casos de pessoas que nós retiramos das ruas e que conseguiram suas casas", lembrou.

A gerente destacou, entretanto, que também há situações de pessoas que acabam voltando para as ruas. "Há pessoas que já estão tão acostumadas com o ambiente da rua, que já vivem há tanto tempo na rua que têm dificuldade de ficar em uma casa. Nesses casos, damos moradia e eles acabam voltando para as ruas, assumem a responsabilidade", explicou.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais