Cidadeverde.com

Especialistas alertam cuidados com saúde de crianças no carnaval

Imprimir
Muitas crianças adoram participar da folia durante o feriadão e existem até blocos infantis que incentivam os pequenos a também brincar o carnaval. Os pais devêm tomar alguns cuidados para que os dias de festas não resultem em problemas. O excesso de calor, maquiagens e até algumas brincadeiras podem ser prejudiciais à saúde.

Algumas recomendações não deixam os foliões muito animados. De acordo com o otorrinolaringologista Erick Barros, a audição infantil é sensível e pode sofrer prejuízos se ocorrer exposição inadequada. E os bebês de até dois anos precisam ficar distantes da folia. “O ideal é que a criança faça intervalos longe do barulho durante a festa. Volumes elevados causam consequências graves, como a perda da audição e zumbidos momentâneos”, declara.


Com tanto barulho, é possível até sofrer a chamada perda de audição induzida por ruído, onde a lesão acontece de maneira contínua e lenta.  “De acordo com o tempo de exposição e intensidade do barulho, a criança pode adquirir o zumbido permanente. Ficar muito perto da caixa de som não é aconselhável”, afirma.

Parece exagero, mas até as maquiagens usadas nos olhos e no rosto das crianças podem acarretar em doenças. A oftalmologista Carolina Maia explica que tintas e produtos cosméticos, como rímel, lápis, sombra e cílios postiços, precisam ser de boa qualidade e estar dentro da data de validade.

Outra recomendação importante é com o manuseio dos produtos que precisam de cuidado redobrado ao serem aplicados em crianças. “É importante não aplicar muito próximo aos olhos, porque as crianças levam as mãos e podem esfregar os olhos, o que pode causar problemas, como conjuntivite alérgica e irritação ocular. Caso aconteça algo parecido, é preciso lavar imediatamente com soro fisiológico ou água filtrada e, caso os sintomas não diminuam, deve-se procurar o oftalmologista”, orienta a médica.
 
Outras dicas
- Hidratação e Alimentação
Leva bastante líquido e frutas que hidrata durante os dias da folia. Evite comidas industrializadas, como cachorro quente, iogurtes, por exemplo, esses alimentos podem causar alergia ou intoxicação.
 
-Fantasia
As roupas precisam ser leves e arejadas. Não deixe também a criança ficar descalça pelas ruas, porque além de possíveis quedas, os pequenos podem se machucar com algum objeto cortante.
-Confetes
Serpentinas, bolinhas de sabão e outras brincadeiras merecem bastante atenção dos pais. Observem as crianças, pois elas podem engolir ou até se machucar seriamente com o uso desses adereços.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais