Cidadeverde.com

Escola se recusa matricular criança considerada "danada"

Imprimir
A criança de iniciais J. S. F, 09 anos, estaria sendo impedida de estudar em uma escola da rede municipal de Simões, distante 440 km de Teresina, devido ao comportamento inquieto. As informações foram repassadas pela mãe da criança, Maria Aparecida, que diz ter sido informada pela diretora da unidade que seu filho que era considerado muito "danado".


Maria Aparecida conta que, em anos anteriores, J.S já havia estudado no Complexo Escolar Modelo, e que no ano de 2012 a direção da escola havia transferido a criança considerada "danada" demais. 

Fotos: Simõesnanet

"Ele foi para outra escola, porém não se adaptou foi apenas algumas vezes, e acabou perdendo o estudo. A escola era longe não tinha como eu acompanhar mais de perto meu filho", explica. 


A mãe argumenta ainda que a diretora informou que só efetivaria a matrícula com determinação judicial. "Ela disse que ele é muito danado e os professores não conseguem controlá-lo.Só quero que ele tenha a oportunidade de estudar perto de casa", reitera.

Aparecida diz também que, sob recomendação da escola, encaminhou J.S.F ao Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Nasf, e segundo a avaliação da psicóloga, a criança apresenta sinais de deficiência intelectual, que interfere no processo ensino-aprendizagem. 

De acordo com avaliação da psicóloga, seria necessário um acompanhamento individualizado com um psicopedagogo e uma avaliação com neuropediatra ou neurologista. A mãe informou que procurou atendimento médico mas que não conseguiu atendimento porque as vagas disponibilizadas pelo SUS estavam preenchidas. 


Em entrevista a Cidadeverde.com, a Secretária de Educação de Simões, Maria Claudiceia Feitosa, informou que já teve conhecimento do caso e que só se manifestará após conversar com a diretora. "Realmente é uma postura não condizente, mas preciso conversar com ela para saber de fato o que aconteceu", explica a secretária. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais