Cidadeverde.com

Brasileiro está menos otimista com própria situação financeira, diz CNI

Os brasileiros estão menos otimistas ao pensarem na sua situação financeira. É o que revelou o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta quinta-feira (31) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).


O índice ficou em 113,5 pontos no primeiro mês do ano. Em relação dezembro do ano passado, houve uma queda de 1,4%. Sobre dezembro de 2012, a baixa foi maior, de 2,%, já que, na época, o indicador estava em 115,9 pontos. Apesar do recuo, os entrevistados ainda continuam otimistas, já que no índice, uma pontuação acima de 100 significa otimismo e, abaixo dessa marca, pessimismo.

Perspectivas
Questionados sobre qual a expectativa para os próximos meses em relação ao própria situação financeira, 51% dos consumidores afirmaram que será a mesma dos últimos três meses, de acordo com a tabela abaixo:

Perfil
Na análise por renda, 54% dos consumidores que recebem até 1 salário mínimo declararam que estarão na mesma situação financeira nos próximos três meses. Na outra ponta, 57% dos entrevistados com renda superior a 10 salários mínimos deram a mesma resposta.

Dos indivíduos que ganham mais de 5 até 10 salários, 49% afirmam que estarão iguais, ao passo que 53% daqueles que ganham mais de 2 até 5 salários responderam o mesmo. 

Quando se comparam homens e mulheres, 49% deles e 54% delas dizem que ficarão exatamente iguais em relação a sua situação financeira. Os homens são mais otimistas do que as mulheres, pois 35% disseram que a situação será melhor nos próximos meses, contra 31% das mulheres.

O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional, conduzida pelo Ibope com 2.002 pessoas. A pesquisa tem periodicidade mensal.

Fonte: Info Money
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais