Cidadeverde.com

PI:Preso por estupro aguarda decisão judicial para começar curso no IFPI

O detento piauiense que foi aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foi matriculado e aguarda decisão judicial para saber se poderá ou não cursar "Sistema de Informação" no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Foto: Portal O Povo

O diretor do presídio de Picos, Sival Hipólito, informou ao Cidadeverde.com que já oficializou o pedido de liberação do preso de iniciais L.S.J., 35 anos, junto ao juiz da comarca do município e que só após a decisão o detento poderá ser liberado para ir à faculdade.

Ainda de acordo com o diretor, L.S.J. cumpre pena por estupro há quase quatro anos. A pena total é de 30 anos. "Mesmo que ele seja liberado para estudar, ele não deixará o presídio. Ele vai às aulas e volta para cá, para cumprir o restante da pena", explicou Sival.

No Piauí 47 presos realizaram as provas do Enem, que foram aplicadas nos dias 4 e 5 de dezembro, nas penitenciárias femininas de Teresina e Picos, no Presídio Regional de Picos e na Penitenciária Regional de Floriano (Vereda Grande). Os vestibulandos foram avaliados nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Matemática e suas Tecnologias.   

As regras para a participação dos presos no exame foram as mesmas aplicadas aos candidatos fora do sistema penal.

Atualmente, 10,2% dos presidiários do Piauí encontra-se em sala de aula e 60 professores foram disponibilizados pela Secretaria da Educação para atuarem lecionando da alfabetização ao ensino médio. 

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais