Cidadeverde.com

Piauí registrou a criação de 14 mil novas empresas formais em 2012

Imprimir
O saldo positivo é comemorado! Em 2012, foram 11.900 novas empresas abertas no Piauí. A informação foi confirmada ao Cidadeverde.com, nesta terça-feira (05), pela secretária estadual do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia.

 
“Foram 14.400 novos negócios formalizados no Estado em 2012, enquanto no mesmo período apenas 2.500 empresas foram fechadas. Números são referentes a novos empreendimentos e formalização de microempresas”, conta a secretária.

Nesse sentido, o trabalho deve ser reforçado pela pasta com o intuito de fornecer informações treinamentos e até facilitar acesso ao crédito para pequenos empreendedores que desejam ter atividades formalizadas.

“Essa vertente de empreendedorismo é o que impulsiona a criação de emprego formal. Isso é o que faz fechar o ciclo da economia. 2012 a gente encerra com um balanço extremamente positivo. São frutos positivos colhidos nos anos anteriores”, avalia Larissa Maia. 

Intermediação de mão de obra
Um dos diferencias trabalhados pela gestão em 2012 foi investir na intermediação de mão de obra rural. “O Piauí é referencia nacional hoje. Isso não existia, porque a própria intermediação de mão de obra acontece mais na zona urbana”, analisa a gestora.

Para cumprir essa missão, a secretaria investiu na modernização do Sistema Nacional de Emprego (Sine) pelo interior do Estado. “Este ano vamos completar a reestruturação física dos Sines e a grande novidade para 2013 serão às adoções de equipamentos para a emissão de carteiras digitais de Trabalho em todo o Piauí”, planeja a secretária.

A expectativa é que todos os postos de atendimento estejam adaptados até julho deste ano. 

Qualificação
Outra medida a ser reforça é a qualificação profissional. “Ano passado ofertamos mais de 4 mil vagas. Para 2013, a previsão é 13 mil vagas no programa regional ‘Qualifica Piauí Itinerante’. A iniciativa será lançada depois do carnaval pelo governador Wilson Martins”, conta.

Serão quatro salas de aula itinerantes, duas serão carretas adaptadas, para a construção civil e duas para corte costura e embelezamento. 

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais