Cidadeverde.com

Contribuintes devem ficar atentos para evitar a malha fina no IR 2013

Imprimir
Todos os anos, milhões de brasileiros fazem sua declaração do Imposto de Renda. Apesar de ser uma atividade comum aos contribuintes, muitos erros podem ocasionar, por exemplo, o atraso no recebimento da restituição devido a temida malha fina.


Para evitar esse tipo de entrave, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí – CRC-PI, Elias Caddah, recomenda que os contribuintes organizem com antecedência os documentos e comprovantes a serem utilizados para fazer a declaração.

“A palavra é planejamento. Deve-se organizar toda a documentação com antecedência para evitar atropelos de última hora e esquecimento de comprovantes que podem fazer o contribuinte cair na malha fina. E um lembrete aos que tem restituição: os primeiros a enviar a declaração do IR serão os primeiros a recebê-la”, analisa Caddah.

Está previsto para o mês de março o início para a entrega das declarações. Falhas como a omissão de rendimentos, falta de informações sobre contas bancárias e a tentativa de abater valores gastos com medicamentos são erros bastante comuns na hora de preencher a declaração.

Ainda de acordo com o presidente do Conselho, outro erro corriqueiro acontece ao tentar deduzir doações a entidades beneficentes. Caddah explica que são dedutíveis do imposto de renda apenas as doações efetuadas diretamente aos fundos controlados pelos conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criança e do adolescente.

Os contribuintes devem ainda declarar todos os rendimentos obtidos durante o ano, uma vez que essa é uma das ocorrências que mais levam os contribuintes à malha fina.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais