Cidadeverde.com

PRF: caem números de acidentes no Carnaval e cresce uso do etilômetro

Imprimir
A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF/PI) divulgou nesta quinta-feira (14), durante entrevista coletiva à imprensa, os dados da Operação Carnaval 2013. Segundo os registros, a redução de casos de morte foi de 75%.


“Em 2012 foram quatro óbitos registrados no período. Neste ano, foi apenas uma morte no Carnaval. Trata-se de um atropelamento que aconteceu em uma BR de Oeiras, já na zona urbana”, explica a superintendente da PRF, Carla Filus.

O número de acidentes tem teve uma sensível redução, mas os casos de feridos cresceu também de forma tímida. Em 2012, foram 53 acidentes com 29 feridos. No Carnaval passado, foram 51 acidentes com 32 feridos.

“Contamos com um radar itinerante nas rodovias. Ao todo, foram 4.849 imagens registradas. Elas ainda serão analisadas e caso haja necessidade de emissão de multa, elas encaminhadas posteriormente para os responsáveis”, conta a gestora.


A operação foi iniciada às 00h do dia 8 de fevereiro e concluída nesta quarta-feira (13), também às 00h.

Etilômetro
Em 2012, foram 297 testes aplicados em condutores. Como a lei Seca ficou mais rígida, o número de teste cresceu mais de seis vezes e ficou em 1.819 em 2013. “Desse total, foram 73 testes positivos com 22 pessoas presas por alto teor alcoólico. Ao todo, cinco dessas pessas presas foram por desacato a autoridades por se recusaram a fazer o teste”, disse a inspetora.

Os condutores tiveram as carteiras de habilitação recolhidas, os veículos apreendidos e estão sujeitos de seis meses a três anos de reclusão. O valor da multa pode variar de R$ 85 a R$ 574.

Excesso de velocidade
No fim do ano passado, a PRF registrou veículos com velocidades de até 168 km/h em áreas que só são permitidos 80km/h. Neste carnaval, a polícia conseguiu flagrar veículos com velocidade de até 180km/h.

Em 2013, foram quase seis mil veículos fiscalizados.

Flash de Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)
Redação de Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais