Cidadeverde.com

Tratamento de dor de cabeça é tema de palestra em Teresina

Imprimir
O neurocirurgião Erich Fonoff, que atua no Hospital das Clínicas de São Paulo, estará neste sábado (16) em Teresina para discutir com médicos e estudantes a técnica da neuromodulação terapêutica. O método tem demonstrado bons resultados para o tratamento de doenças como o mal de Parkinson, dores de cabeça e no peito, entre outras. A conferência será nesta manhã (16), no Instituto de Neurociências do Piauí.

Erich Fonoff é coordenador do Grupo de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, referência nacional no assunto. Durante a conferência ele vai falar sobre a neuromodulação terapêutica para tratar pacientes com mal de Parkinson, distonias, dor neuropática, angina, dor de cabeça e dor em membros ocasionada após isquemia.

Basicamente, a neuromodulação consiste na implantação de eletrodos no cérebro do paciente, controlados por uma espécie de marcapasso. A técnica vem sendo desenvolvida nas últimas três décadas e, no Brasil, já é considerada como uma intervenção de rotina. Aqui no Piauí, porém, nenhum paciente nunca teve um eletrodo implantado no cérebro.

“A ideia é mostrar aos médicos e à sociedade como um todo como funciona essa terapia e que ela, quando bem indicada, pode ajudar na recuperação de pacientes de várias doenças, inclusive algumas sem cura, como o Parkinson”, destaca o neurocirurgião do Instituto de Neurociências, Francisco Alencar, que vai coordenar a conferência.

O Instituto de Neurociências do Piauí fica na Rua Bartolomeu Vasconcelos, nº 2440, bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais