Cidadeverde.com

Produtos da Copa de 2014 serão lançados em março

Imprimir
Os primeiros produtos oficiais da Copa do Mundo de 2014 chegam ao mercado brasileiro no início do mês de março. São artigos variados, como bolas, cadernos, chinelos e brinquedos, entre outros. E a colocação desses produtos à venda vai significar a intensificação do combate à pirataria. Polícia, autoridades aduaneiras e vários órgãos governamentais de controle e fiscalização preparam uma blitze constante contra fabricantes, distribuidores e vendedores de produtos não-oficiais.

Como ocorre em todas as Copas, a Fifa estabeleceu um contrato com uma empresa, dando a ela o direito de licenciar todos os produtos relacionados com o evento. No caso do Brasil, o acordo foi com a Globo Marcas, que tem o direito exclusivo de nomear licenciados em todo o território nacional.

E a empresa já fez os primeiros convênios. São 34 empresas, de diversas categorias. Elas serão as responsáveis por colocar os produtos no mercado a partir de março. Quando todos os acordos forem fechados, a Globo Marcas calcula que 1.500 produtos oficiais estarão no mercado.

A Fifa tem especial interesse em combater a pirataria não apenas para fazer valer os direitos de seus parceiros, mas também para proteger os cerca de 10% que embolsa de cada produto vendido. "A Fifa realiza o Programa de Proteção às Marcas a fim de salvaguardar a integridade da marca do evento. Implanta estratégias para combater a associação não autorizada com a Copa e qualquer uso não autorizado das marcas oficiais'', diz o entidade, por meio de seu departamento de marketing.

O tema é tão importante para a Fifa que a entidade não se satisfez apenas com as leis existentes no País para combater a pirataria. Trabalhou para que o assunto fosse tratado na Lei Geral da Copa, em um capítulo específico, que prevê penas de multa e de prisão, que pode chegar a um ano, para quem "reproduzir, imitar ou falsificar indevidamente quaisquer símbolos oficiais de titularidade da Fifa'', ou então "importar, exportar, vender, oferecer, distribuir ou expor para venda'' tais símbolos/produtos.


Fonte: MSN Esportes


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais