Cidadeverde.com

2º turno: 15 mil elegem hoje reitor e diretores do IFPI dos 11 campi

Imprimir
Cerca de 15 mil pessoas, entre estudantes, técnicos e professores, estão indo às urnas nesta quarta-feira (20) para escolher o reitor do Instituto Federal do Piauí e os diretores dos 11 campi.  

Evelin Santos/Cidadeverde.com

Os dois candidatos, que disputam o segundo turno são Darley Santiago e Paulo Henrique Gomes de Lima. Ambos, em suas plataformas de campanha, reivindicam melhorias estruturais e concursos para servidores e professores.


Darley Santiago é professor do curso de Engenharia Mecânica e diz que sua prioridade é conseguir recursos humanos para a instituição, a qualificação do quadro de funcionários e uma melhor estruturação dos campi, na capital e interior.


"Atualmente, temos 1.200 servidores, entre técnicos e professores. Mas, há campi com apenas 13 técnicos quando seriam necessários 40. Por isso vamos buscar novas vagas e a realização de concursos", disse o candidato, que foi diretor do campus de Floriano por oito anos.

O candidato Paulo Henrique, da área de Tecnologia em Geoprocessamento, disse que seu objetivo é dar mais autonomia aos campi do interior e realizar eleições para diretor nessas unidades.

"A lei determina que seja realizada eleição apenas nos campi instalados há mais de cinco anos e apenas cinco das nossas unidades elegem seus diretores porque as demais têm apenas três anos de existência", explicou.


O professor disse ainda que, caso seja eleito, uma de suas primeiras ações será realizar as eleições. Ele comentou também que está preocupado com a expansão desordenada do IFPI. "Estamos expandindo muito. Mas precisamos primeiro consolidar o que já temos, estruturando os campi atuais", afirmou.

Atualmente, o IFPI possui dois campi em Teresina, além dos municípios de Parnaíba, Piripiri, Angical, Picos, Floriano, Paulistana, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Corrente.

No segundo semestre estão previstas inaugurações dos campi de Pedro II, São João do Piauí e Oeiras. E, em 2014, serão entregues as unidades de Cocal, Valença e Campo Maior.

As eleições acontecem em todos os campi e se encerram às 20h de hoje(20). O novo reitor deve tomar posse entre 90 e 120 dias.

Flash de Carlos Lustosa Filho
Redação de Leilane Nunes

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais