Cidadeverde.com

Câmara aprova urgência para votação do reajuste dos professores

Atualizada às 14h48

Com apenas nove votos contrários, o reajuste do piso salarial dos professores da rede pública municipal será votado com urgência pela Câmara Municipal. A matéria agora segue para a Comissão de Educação, presidida pelo vereador Tiago Vasconcelos (PSB).

Evelin Santos/Cidadeverde.com

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Martins, ainda no mês de março o reajuste será aprovado na Casa, com data retroativa ao mês de janeiro.



Postada às 11h30

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm), Sinésio Soares, afirmou que a votação do reajuste de 7,9% do piso salarial dos professores passará facilmente pela Câmara Municipal de Teresina, porque segundo ele, o prefeito tem maioria na Casa e isso garantirá a aprovação. 

Ele e outros servidores estão na Câmara se manifestando contra a votação do pedido de urgência do projeto pela Casa, já que querem um reajuste maior e discutir isso com o prefeito. 

Foto: Evelin Santos / Cidadeverde.com

Segundo Sinésio Soares, o movimento grevista está firme e deve aumentar nos próximos dias. Ele diz que 90% dos trabalhadores em educação estão paralisados e 60% da saúde aderiram, além das finanças. 


“O prefeito tem quase a totalidade dos vereadores e comanda a Comissão de Constituição e Justiça, além disso, ele está criando 60 cargos de professor formador o que é ilegal e também cargos comissionados, ao invés de concursos. Queremos uma reposição de perdas de 46% e não os 7,9% que ele está propondo”, destacou Sinésio Soares. 

O presidente do sindicato quer que o prefeito receba uma comissão dos trabalhadores para discutir um percentual adequado. Hoje à tarde, a partir das 14 horas, está prevista uma manifestação no Hospital de Urgências de Teresina (HUT) com os profissionais da saúde. 

----

Flash de Carlos Lustosa 
Redação Caroline Oliveira

Atualização de Jordana Cury, com informações de Elivaldo Barbosa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais