Cidadeverde.com

James Guerra confirma saída de Joattan Gonçalves da DPCA

Imprimir
O delegado geral de Polícia Civil, James Guerra, confirmou que o chefe de investigação Joattan Gonçalves, saiu da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). James disse que a transferência se trata de um procedimento de rotina. 



"Ainda não decidi para onde vamos transferir Joattan, mas a saída da DPCA foi determinada há alguns dias e é um procedimento natural dentro da Polícia Civil", resumiu o delegado geral. 

Joattan assumiu o cargo na DPCA há dois anos. Nesse período ficou conhecido em todo o Piauí pela alta resolutividade dos casos que chegaram à delegacia. A primeira grande investigação de Joattan na DPCA foi o caso do ex-deputado e ex-pastor da Igreja Universal, Fausto Almeida, que foi preso acusado de sequestrar e vender um bebê teresinense, em novembro de 2011.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Outros casos de sequestro também figuraram entre os mais polêmicos, como o do bebê que foi levado de dentro da maternidade Evangelina Rosa, em dezembro de 2011, e o bebê levado da maternidade do Satélite, em fevereiro deste ano. Em ambos os casos, as acusadas foram presas e as crianças recuperadas em poucas horas.

O falso profeta foi um dos casos que teve repercussão nacional. A investigação da DPCA conseguiu indícios suficientes para prender o suspeito poucos minutos depois da hora prevista para o Fim do Mundo, em outubro de 2012.



Joattan ficou conhecido também por estreitar os laços entre a DPCA e os Conselhos Tutelares da capital. O conselheiro José Welton, do Dirceu Arcoverde, lamenta a saída do chefe de investigação. "100% dos casos que levamos à DPCA, ele resolvia. Todas as parcerias que fechamos deram certo e aqui no Dirceu, por unanimidade, afirmamos que ele fará muita falta", analisou.

O conselheiro Dimas Leandro, da zona Sul, disse ao Cidadeverde.com que a saída de Joattan trará prejuízos ao sistema e que tem esperança de que a determinação seja revista. "Encaro isso com pesar e tristeza. Ele era um investigador disponível, dedicado. Ele projetou a DPCA, interagindo com os meios de comunicação e provocando debates importantes na sociedade. Seria bom que essa transferência fosse revista, porque traz prejuízos para todo o sistema", disse.

Joattan Gonçalves aguarda agora decisão da Delegacia Geral para voltar ao trabalho, em local que ainda não foi informado por James Guerra.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais