Cidadeverde.com

Seid, Cojuv e Aste discutem implantação de Centrais de Libras

Imprimir
Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (1º) na sede da secretaria estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), foram discutidos alguns tópicos para a implantação das três Centrais de Interpretação de Libras que o Piauí recebeu da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH). O secretário Hélder Jacobina se reuniu com o coordenador estadual da Juventude (Cojuv), Plínio Dumont, e com uma representante da Associação dos Surdos de Teresina (ASTE), Alviberta Vitório, para apresentar o projeto.
 
Para Hélder Jacobina, a deficiência auditiva é uma das que mais suscita desafios. “Promover a inclusão de pessoas surdas é um desafio muito grande, até pela dificuldade da comunicação. Daí a importância de implantarmos estas três Centrais no Estado”, destacou. De acordo com Alviberta Vitório, somente o município de Teresina tem, em média, 33 mil pessoas com deficiência auditiva severa e a implantação de Centros como estes vão melhorar a comunicação dos surdos com a sociedade e com o poder público.
 
“Imagine a dificuldade que uma pessoa tem para realizar uma consulta com um médico, por exemplo. Como ela vai poder se expressar, dizer o que está sentindo. Com a implantação destas Centrais, essa pessoa vai poder agendar com um intérprete que vai lhe acompanhar nessa consulta”, informa Hélder Jacobina. O coordenador Plínio Dumont ficou surpreso com a quantidade de pessoas com deficiência auditiva em Teresina, e mostrou interesse em promover um evento voltado aos jovens surdos, com o objetivo de integrar esses jovens e promover palestras, cursos e diversas qualificações.
 
Alviberta Vitório destacou que as dificuldades na vida de uma pessoa surda são grandes. “A comunicação entre uma pessoa surda e a sua própria família, às vezes é muito limitada, então um Centro como esse, onde essas pessoas terão a oportunidade de contar com intérpretes para o acompanhamento, por exemplo, em uma entrevista de emprego, é de fundamental importância”, destaca.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais