Cidadeverde.com

Polícia Militar convoca torcidas para evitar problemas em estádios

Imprimir
Incidentes recentes pelo Brasil e no exterior e o crescimento do futebol piauiense fizeram a Polícia Militar se antecipar em relação às torcidas organizadas. Nesta terça-feira (5), líderes de facções de River e Flamengo se reúnem com o comando da PM-PI e dirigentes da Federação de Futebol do Piauí (FFP). O encontro no quartel do comando geral começa às 9h e a pauta vai além dos fogos, rojões e sinalizadores. 

Fotos: Eduardo Frota

De acordo com o coronel Fernando Albuquerque, a reunião pretende orientar torcedores sobre diversas normas para o bom andamento dos jogos nas arquibancadas. "O objetivo é um trabalho preventivo que a Polícia Militar está fazendo para disciplinar os torcedores nos estádios, para evitar o que tem acontecido em outras capitais e até fora do Brasil", explica. 

A morte de um jovem boliviano por um sinalizador lançado pela torcida do Corinthians, em jogo da Taça Libertadores no mês passado, é apenas um dos sinais de alerta para a polícia do Piauí, preocupada com a ingestão de bebidas alcoólicas e o comportamento como um todo dos torcedores. 


Entre as orientações da PM, que incluem os comandos de policiamento da capital e interior e ainda as Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), que atuam ao redor do campo de jogo, estão a entrada de bebidas somente em copos plásticos, os tipos de bandeiras adequados, o estabelecimento de locais específicos para se lançar fogos de artifício com segurança e a atuação antes e depois dos jogos nas imediações dos estádios, inclusive nas viagens ao interior, evitando provocações que incitem a violência.

"O futebol do Piauí estava a mercê. Agora que ele está se revitalizando, tomando outra dimensão, nada melhor que aproveitar esse momento para conscientizar as maiores torcidas do estado, para que eles possam fazer um trabalho com seus integrantes", acrescenta coronel Albuquerque, que prega o jogo de futebol como uma diversão que não pode terminar em confusão. 

Coronel Albuquerque

Cesarino Oliveira, presidente da FFP, reforça que é preciso aproveitar o momento de crescimento do futebol para evitar que se repitam no Piauí exemplos vistos na televisão, com torcidas organizadas envolvidas em atos criminosos em outros estados. "Nós estamos num momento que o futebol está indo direitinho e não queríamos nos deparar com um fato negativo", relatou. 

No final de 2012, a própria torcida do River enviou ofício para que a FFP solicitasse a chegada do policiamento mais cedo aos estádios, para agilizar a revista dos torcedores. O documento foi enviado ao comando da PM e também deve ser tema da reunião desta terça-feira. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: torcidaPM-PI