Cidadeverde.com

Governador Wilson Martins receberá clubes e Federação

Imprimir
Antes mesmo de começar o Campeonato Piauiense de 2013, o Presidente da Federação, Cesarino Oliveira, levou ao Governo do Estado uma proposta de parceria com o Governo do Estado visando o fortalecimento da competição e dos clubes. A parceria seria através da volta do Projeto da Nota Fiscal, adotado em duas temporadas.

                                    Foto - Raulino Neto

Reafirmamos o que não é novidade: no futebol há um potencial a ser explorado. De um modo geral, o esporte é um grande divulgador de marcas, uma importante ferramenta de mídia. São várias as modalidades de apoio estatal ao futebol, tais como:

- Projeto de nota fiscal.

- Repasse de dinheiro em troca de exposição da marca ou engajamento em campanhas publicitárias específicas, tipo: combate à violência, campanhas de saúde pública, de edução de trânsito, limpeza pública, arborização, conservação do patrimônio público, educação escolar, atividades de esporte e lazer, comemorações especiais, uso racional de energia e água, turismo, serviços gerais de interesse público, pagamento de impostos etc.

Não se trata de doação de dinheiro público ao futebol, e sim, do uso de um percentual das verbas de comunicação no setor esportivo. Os modelos a serem usados são muítos: placas  nos estádios e nos centros de treinamentos, espaços nas camisas dos clubes, programas esportivos em rádio e TV, serviços de som nos locais dos jogos, presença de clubes e atletas em eventos em benefício do povo etc.

Há a ser considerado também o fato de que o futebol é reconhecido em todo o mundo como grande gerador de emprego.

Em relação ao futebol piauiense, o que predomina é o desemprego no setor, atingindo jogadores, preparadores físicos, treinadores e outros membros de comissões técnicas, integrantes de departamentos médicos, imprensa esportiva, pessoal em serviço nas sedes dos clubes e nos estádios, pessoal do comércio informal.


No momento estamos com um processo de recuperação bem encaminhado. O público nos jogos em Teresina em 2013 já subiu mais de 200% em relação a 2012. O próprio Governador Wilson Martins constatou a caminhada da recuperação ao comparecer ao Lindolfo Monteiro no clássico Rivengo com o Estádio lotado, lotado mesmo.

Lembramos que os projetos da Nota fiscal anteriores não surtiram o efeito desejado porque o que prevaleceu foi a desorganização do próprio Governo, da Federação e dos clubes. A comunicação foi um fracasso. Simplesmente entregaram a verba de publicidade a um grupinho que nada tinha a ver com o futebol.

A imprensa esportiva foi completamente colocada de lado,ficando de fora os nossos programas de rádio e TV, feitos por cronistas esportivos que diariamente, na pelada ou no clássico, faça chuva ou faça sol, estão trabalhando em prol do nosso futebol.Vamos aguardar os resultados da reunião do Governador Wilson Martins com os clubes e a Federação de Futebol do Piauí.


Dídimo de Castro

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais