Cidadeverde.com

Grilagem faz TJ/PI bloquear 1 milhão de hectares de terras

Imprimir
A Corregedoria de Justiça do Piauí determinou o cancelamento das matrículas de 1 milhão de hectares de terras na região do Cerrado piauiense. Segundo o corregedor Francisco Paes Landim, essas terras estão impedidas de serem penhoradas ou alvo de qualquer outra movimentação. 



O juiz Heliomar Rios afirma que a Vara Agrária de Bom Jesus está fazendo uma correição dos processos sobre grilagem de terras. Segundo o juiz, cerca de 195 mil hectares na região são grilados. "Há muitas irregularidades, duplicidade de matrículas. É muito dinheiro envolvido, é muita terra, chega a bilhões de reais. Há muito interesse envolvido", disse o juiz.

A ação dos posseiros é denunciada pelo juiz, inclusive ação em terras devolutas do Estado, cujo procedimento é feito pelo Interpi. Heliomar explica que o processo estava sendo feito de forma ilegal. Pessoas estavam usando o Interpi para especulação imobiliária. 

"O Interpi chegava nos cartórios, pedia uma certidão que em determinada área não existia matrícula e imediatamente era feita arrecadação sumária dentro do Interpi. Se colocavam posseiros lá para transferir para eles para referendar o que está na Constituição", explicou Heliomar. 


Ainda de acordo com o juiz, esses produtores compram as terras a preços baixos e depois vendem caro a grandes produtores. "Tivemos aqui posseiro que pagou R$ 18 mil e imediatamente a terra é vendida por R$ 20 milhões", disse.

O superintendente do Interpi, Tadeu Maia, afirmou que todos os procedimentos que estão sendo feitos são para regularizar as demandas que chegam ao órgão. "Se acontece de uma pessoa atuar como posseiro, isso foge a nossa competência", explicou. 

Heliomar fala da insegurança que é investigar a grilagem e julgar ações que vão contra esse tipo de crime e desabafa que mudou suas atitudes depois que assumiu a Vara Agrária. "Estou andando cautelosamente em todos os lugares. Olho sempre os dois lados, procuro andar em locais onde tem muitas pessoas e nunca estou sozinho", afirmou.

Joelson Giordani (da TV Cidade Verde)
Leilane Nunes (da Redação)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais