Cidadeverde.com

Projeto de Marcelo Rosenbaum mantém ativos artesãos em Jaicós

Imprimir
Técnicos do Sebrae Piauí acompanham, até o próximo sábado (16), as atividades dos artesãos de Várzea Grande, localidade da zona rural de Jaicós, a 379 quilômetros de Teresina. Eles fazem parte do projeto A Gente Transforma, idealizado por Marcelo Rosenbaum, desenvolvido em parceria com o Governo do Piauí.

O acompanhamento técnico pretende incentivar a comercialização das peças produzidas com a borracha de pneu e a palha de carnaúba, assegurando uma melhor renda para os artesãos da comunidade.

Segundo o Sebrae, os artesãos receberão suporte técnico relativo à produção e designer de peças para uma nova linha de produtos destinada ao segmento de decoração, como luminárias.

No ano passado, os artesãos de Várzea Queimada participaram da 22ª edição da feira Paralela Gift e da feira Luxo para Todos, onde apresentaram a coleção Toca. A coleção que também foi exposta no Salão do Design de Milão, na Itália. Este ano, a meta é que essas peças cheguem às cidades onde serão realizados jogos da Copa das Confederações, que começa em junho. O projeto A Gente Transforma trabalha com 900 pessoas da comunidade Várzea Queimada.

Durante o projeto foram criadas peças de artesanato com a palha de carnaúba e a borracha de pneu, com design inovador e identidade local, permitindo a criação do Centro Comunitário Toca.

Da reciclagem da borracha de pneus velhos, os artesãos de Várzea Queimada criaram produtos como tapetes, colares, chaveiros, anéis e rosários. Já, as integrantes da Associação das Mulheres Unidas de Várzea Queimada utilizaram a palha de carnaúba para a criação de peças como tabuleiros, bogoiós, tapetes, colchões e máscaras.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais