Cidadeverde.com

Presos da Casa de Custódia vão ter redução de pena por cada livro lido

Os detentos do sistema prisional do Piauí terão oportunidade de regressão de pena caso apostem na cultura. A Secretaria Estadual da Justiça (Sejus) lançou nesta terça-feira (19), na Casa de Custódia, o projeto Pipa Literária. 

Fotos: Ascom Sejus
Assinatura da autorização para o projeto.

Cada livro lido representará remição de quatro dias na pena. O projeto será realizado em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí. Para comprovar a leitura, os presos terão que escrever resenha do título lido.

“O projeto é de extrema importância, pois impulsionará aos internos a pratica da leitura. Acreditamos que essa ação terá êxito no sistema prisional piauiense”, ressaltou Henrique Rebelo, secretário Estadual da Justiça.

Entre as metas, está proporcionar melhora leitura e escrita. Os gestores também esperam que os internos tornem-se menos agressivos e depressivos. A princípio, a iniciativa será adotada apenas na Casa de Custódia. 

Livros.

“Projetos que trabalham a ocupação dos internos são sempre muito bem vindos, pois ao promovermos a ocupação desses indivíduos despertamos a sua inteligência e habilidades, evitando assim que fiquem ociosos”, afirmou o corregedor Francisco Paes Landim.

Serão disponibilizados clássicos da literatura internacional, mas com destaque à piauiense, obras científicas e filosóficas. “A origem do nome do projeto se deu em alusão à forma de comunicação comumente usada pelos internos do sistema carcerário através de ‘pipas’ arremessadas entre os pavilhões”, explicou a coordenadora de Ensino da Secretaria da Justiça, Zuleide Frazão. 

Cadastro Biométrico
Na ocasião foi apresentado o cadastro biométrico de Presos. Nesse primeiro momento o cadastro irá à Casa de Custódia de Teresina. Cerca de 200 presos da unidade penal já tiveram suas informações incluídas no cadastro.

O cadastro consiste na digitalização das informações do preso, que vão desde informações pessoais, social, de ocorrência e jurídica desses indivíduos.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais