Cidadeverde.com

Escolas de tempo integral atendem mais de 6.500 mil crianças por ano

Imprimir
O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), dá continuidade ao programa de Escolas de Tempo Integral na rede estadual de ensino. O programa teve início em junho de 2008, com processo de implantação firmado a partir de convênio de Cooperação Técnica com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) de Pernambuco.

O Estado do Piauí conta atualmente com vinte e três escolas que adotam a metodologia de tempo integral, e beneficia diretamente 6.600 alunos a cada ano. A inauguração da última escola aconteceu nessa segunda-feira (18), no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Maria Melo, no bairro Planalto Ininga, que atenderá crianças do 4º ao 9º ano.

Divulgação Seduc

As escolas de tempo integral trabalham com ensino fundamental, médio e ensino profissionalizante, e atendem crianças e jovens de todas as idades. O programa prevê carga horária de 45 horas semanais e 9 horas diárias. Dentro das horas por dia trabalhado, 1 hora é destinada para almoço, além de dois lanches. O programa possui concepção pautada na perspectiva de que o horário expandido representa uma ampliação de oportunidades e situações que promovam aprendizagens significativas e emancipadoras.

A carga horária disciplinar é distribuída entre as atividades curriculares e extracurriculares durante o período diurno sem valorização de um turno específico. O foco do aprendizado direciona o aluno e o seu desenvolvimento pleno. O “protagonismo juvenil” — onde o jovem é autor da sua própria história — e a “pedagogia da presença” — a escola, os alunos e professores interagem constantemente — são as duas vertentes adotadas pelo programa de tempo integral.  “O objetivo é desenvolver princípios e valores para a melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos”, explica a professora da Escola de Tempo Integral, Alcina Sotero.

Em 2009, foram implantados 14 Centros Estaduais de Educação de Tempo Integral nos municípios de Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Regeneração, Oeiras, São Raimundo Nonato e Guaribas, sendo cinco Centros de Ensino Médio, três de Educação Profissional e seis de Ensino Fundamental. Em 2010, foram implantados quatro Centros em 4 municípios: Teresina, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente, sendo dois de Ensino Médio e dois de Educação Profissional. Em 2011, foi implantado o Centro de Educação Profissional Freitas Neto, em Teresina.

Na capital Teresina, já são implantadas ao todo, 13 escolas de tempo integral estando entre elas Cemti Zacarias de Góis, Cefti Pequena Rubim, Cefti  Padre Joaquim Nonato, Ceti Freitas Neto, Cepti Dirceu Mendes Arcoverde, Cefti Darcy Araújo, Cemti João Henrique, Cefti Duque de Caxias, Cefti Raldir Cavalcante e Cefti Milton Aguiar. Em 2013, foram implantados os Ceti Maria Melo e Ana Bernardes, e o Cefti Júlia Nunes. Pelo interior do estado existem 10 escolas de tempo integral. “Dependendo da realidade do local a escola de tempo integral pode atender somente ensino fundamental, médio ou profissional. Trabalhamos não só atividades curriculares com esses jovens, mas também as normas de regras, despertando senso crítico neles, e também o potencial”, enfatiza Alcina Sotero.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais