Cidadeverde.com

Demitidos da Suzano devem se unir e criar Ong, aconselha gestor da SDR

Imprimir
O deputado estadual Fernando Monteiro (PTB), reuniu vereadores do município de Monsenhor Gil e o Secretário de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, para discutirem soluções para a implantação de um projeto agrícola que absorva a mão de obra de 300 mulheres demitidas pela empresa Suzano Papel e Celulose.  

Rubem Martins avaliou como viável o requerimento apresentado pelo deputado Fernando Monteiro sobre a implantação de um projeto de hortaliças e mudas em Monsenhor Gil. Em conversa com lideranças políticas do município, o secretário orientou vereadores a organizar uma Organização Não Governamental (ONG) não apenas com as mulheres demitidas e qualificadas para o viveiro de eucalipto, mas com todos os trabalhadores da Suzano que foram demitidos ou estão de aviso prévio. 


“Acredito que a criação de uma organização será a melhor forma de reunir todas as mulheres e os homens que foram demitidos pelo Suzano e aproveitar o conhecimento deles. Além disso, a existência desse grupo organizado torna mais fácil a implantação do projeto que, após esse primeiro momento, precisará da doação de um terreno para que a comunidade possa trabalhar. A aquisição da terra é o mais importante nesse processo. Feito isso, o Governo e a Assembleia poderão ajudar com a água, eletricidade e dar o apoio necessário para tornar esse projeto agrícola uma realidade”, disse.

Diante da grave situação de desemprego na cidade, o deputado Fernando Monteiro lembrou que a Suzano Papel e Celulose tem responsabilidades sobre a situação e que a própria empresa poderia doar um terreno no município de Monsenhor Gil para atender as 300 trabalhadoras demitidas. 

“O Governador e a SDR se demonstraram solidários ao problema do município. Vamos buscar a aquisição/disponibilização de um terreno para que as mulheres possam trabalhar com o que eles já foram treinadas e capacitadas”, destacou Fernando Monteiro.

Maylson Santos (PSD), presidente da Câmara de Vereadores de Monsenhor Gil, afirmou que o município se encontra em situação de caos social. “A demissão de 300 pessoas em um município pequeno como Monsenhor Gil causa comoção em toda a cidade. Por isso, estamos correndo atrás de apoio da Assembleia, através do deputado Fernando Monteiro, para ajudar essas famílias que ficaram desassistidas”, colocou.

Os vereadores João Filho e Lucimar Bispo, ambos do PSD, ressaltaram que a Câmara de Vereadores também está buscando garantir os direitos trabalhistas das pessoas demitidas. “Vamos buscar orientação no Ministério do Trabalho”, disse João Filho.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais