Cidadeverde.com

Primeiro piauiense toma posse na Academia de Letras de Brasília

Imprimir
A posse do primeiro piauiense, Evaldo Feitosa, na Academia de Letras de Brasília, será nesta terça-feira (26) às 19 horas, na embaixada de Portugal. O evento promete reunir escritores, músicos e artistas do Estado no espaço que será decorado com peças piauienses, como móveis de talo de buriti, almofadas de couro de bode, cerâmica da Serra da Capivara e potes rústicos costurados com couro.


Os convidados serão recebidos na área de acesso ao auditório pelo saxofonista piauiense João Filho, que criou em Brasília o projeto Meia Boca Band para levar a música de qualidade às ruas do Distrito Federal. Na parte musical, Rejane Mandell, que é piauiense de Gilbués, vai cantar uma canção de autoria do Evaldo Feitosa que ele compôs em homenagem a Brasília.

A noite será de exaltação à cultura piauiense. O coquetel terá a marca da gastronomia do Estado. Os convidados vão degustar tapioca com carne de sol, carne de bode e carneiro, maria-isabel, paçoca e o tradicional beiju com coco e queijo. Para acompanhar, serão servidos sucos de bacuri, cajá, caju, cajuína, uísque, água e vinho. Na sobremesa, a culinária piauiense também estará presente, com os verrines de pão de ló com doce de buriti, castanha de caju, quebra-queixo, mel, doce de buriti, rapadurinhas de sabores variados e tortaletes de ganache de chocolate branco com buriti.

“A posse do primeiro piauiense na Academia de Letras de Brasília será transformada numa grande festa da cultura do Estado, porque o escritor Evaldo Feitosa quer mostrar que o povo do Piauí é lutador, inteligente, guerreiro, corajoso, tem coisas belíssimas para mostrar, como a gastronomia, as artes plásticas, a literatura, o artesanato; e que está mais uma vez conquistando um novo espaço para somar e contribuir com as letras nacionais”, disse a coordenadora do evento, jornalista Raimunda Costa, presidente da Nação Piauí.


A jornalista disse que escritores do Piauí, como Paulo José Cunha, Ronaldo Mousinho, Otoniel Fernandes, Chico Castro, Juscelino Oliveira, Menezes Y Moraes, Roberto Carvalho e Eva Leite, terão mesas no evento. Segundo Raimunda, as artes plásticas também serão representadas com Chico Sena e Eva Leite, que é presidente da Associação da Pessoa com Deficiência. Já o artesanato terá como representante Eliene, com peças sobre a Serra da Capivara.

O acadêmico Fagundes de Oliveira vai conduzir o cerimonial da posse e o acadêmico Iran de Lima, em nome da Academia, fará a saudação oficial. A Academia de Letras de Brasília tem grandes nomes do direito nacional, como o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Brito.

O piauiense

Evaldo Feitosa é natural da cidade de Alto Longá e reside em Brasília, onde é tabelião. Tem vários livros publicados, entre eles, o romance "O Comprador de Sonhos" que foi lançado no ano passado na Academia Piauiense de Letras. 

O escritor é pós-graduado e tem mestrado em Direito. No Piauí, recebeu a Medalha do Mérito Renascença e é titular da Cadeira 29 da Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia (ALLCHE), idealizada e fundada por Itamar Abreu Costa, com sede em Alto Longá-PI.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais