Cidadeverde.com

Giri participou das conquistas do hexacampeonato

Imprimir
No início desta semana faleceu em Teresina o ex-jogador do River Atlético Clube conhecido como Giri. Ele jogava como volante, mas especialista na marcação. Era o que alguns cronistas esportivos chamam de "cão de guarda", escalado para proteger os zagueiros, sempre combatendo os atacantes antes do ingresso na área tricolor. Outros cronistas chamam de "volante de contenção".

Em 1962 Giri participou da campanha do pentacampeonato riverino(cinco títulos seguidos) ao lado de Popó, Quincas, Carlos, Astolfo, Carlos Augusto, Filomeno, Marcos, Caxambu, Murilão, Gereba, Dos Santos, Valdinar, Waldeck, Taçu, Vilmar e Fortaleza. O técnico era Manoel da Silva, o Né. O volante começou no tricolor como reserva de Ventura, mas aos poucos foi conquistando posição de titular.

Na temporada de 1963 o River conquistou o hexacampeonato. O time titular era formado por Caxambu;Gereba e Zequinha; Giri, Filomeno e Ivanildo; Waldeck, Zeca, Ventura, Vilmar e Taçu.

Em 1964 lá estava Giri ao lado de Vilmar. O time era formado por Caxambu; Gereba, Filomeno, Artur e Ivanildo; Giri e Vilmar; Waldeck, Loloca, Pedroca e Taçu.


Fora de dúvida, com um futebol simples e objetivo na marcação, Giri(na foto, do lado direito, ao lado do seu companheiro Waldeck) foi um dos mais eficientes jogadores do poderoso time riverino dos anos sessenta. Foi a  época em que o clube ficou conhecido no Nordeste como o Eterno Campeão.


Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais