Cidadeverde.com

Agespisa está há cerca de 20 anos sem investimentos no setor elétrico

Em visita dos deputados à Estação do Tratamento de Água de Teresina, técnicos informaram que a Agespisa está mais de 20 anos sem investimentos de grande porte na parte elétrica. O caos que provocou a falta de água em Teresina nos últimos meses ocorreu principalmente devido a curtos-circuitos e a quedas de energia.

Fotos: Yala Sena e Evelin Santos/Cidadeverde.com

O presidente da Agespisa, Antônio Filho, disse que no plano emergencial para evitar novas panes está sendo investido R$ 12,8 milhões, sendo que a metade do recurso será investido na parte elétrica, que é a parte mais crítica. 

Participam da visita à ETA os deputados Cícero Magalhães (PT), Flora Izabel (PT), Ismar Marques (PSB), Evaldo Gomes (PTC), Chico Ramos (PSB) e Joilson Rodrigues (PTB). 


Antônio Filho disse ainda que com esses recursos será construída uma adutora paralela no Distrito Industrial até o Parque Piauí onde fica o centro de distribuição de água da capital, com três quilômetros de extensão.


“Vamos adquirir um novo transformador, estamos recuperando o que deu problema e vamos recuperar o sistema com automação, substituição de peças elétricas e recapeamento”, explicou.

O presidente informou também que está pagando R$ 28 mil à Eletrobras pelo aluguel do transformador que está sendo usado enquanto o outro retorna de Recife.


O deputado Evaldo Gomes disse que a Agespisa precisa de investimentos e uma proposta que o parlamentar sugeriu foi à redução das diretorias da empresa. Ele também pediu que a Agespisa tenha mais autonomia.


O petista Cícero Magalhães destacou a falta de manutenção da empresa. Ele defende a construção de uma nova ETA na Santa Maria da Codipi para evitar caos no abastecimento de água de Teresina. 


A primeira Estação foi inaugurada em 1978 e produz 112 milhões de litros de água por dia, com outros investimentos foram construídas mais duas estações ao longo dos anos que produzem no total 295 milhões de litros de água por dia. 


Novas panes

Antônio Filho descartou a possibilidade de novas panes. Ele  informou ainda que no domingo(07) faltará água na zona Sul das 6h às 12 horas. 



Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais