Cidadeverde.com

Oficina debate Lagoas do Norte e associativismo na zona norte

Imprimir
Uma oficina integrada de Economia Solidária será realizada nos dias 12 e 13 de abril no centro de Formação Professor Odilon Nunes, no Marquês. O evento, que é organizado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Teresina, tem como objetivo debater as alterações realizadas pelo projeto Lagoas do Norte que está alterando a região e estratégias para promover o cooperativismo e associativismo.

Yala Sena/CidadeVerde.com

Segundo Cláudio Roberto, coordenador do grupo Afro Condart e do ponto de cultura Intercâmbio e Arte da vila São Francisco Norte, no Alto Alegre, treze bairros estarão presentes. “Queremos debater as mudanças que estão acontecendo e como incentivar os centros de produção, debatendo o conceito e potencializando os princípios de economia solidária e sustentabilidade. Também pretendemos promover a emancipação dos grupos que têm empreendimentos de economia, como o centro de produção, polo cerâmico e lavanderias comunitárias”, descreve.

Cláudio diz que os grupos ligados à cultura afro-brasileira serão bastante atingidos pelo Lagoas do Norte e precisam estar preparados. “Existem 138 terreiros de candomblé e umbanda na zona Norte, de 400 que estão em toda a cidade. Eles produzem peças artísticas, bijuterias, roupas, telas, culinária que podem ser comercializados. O que está acontecendo é que o pai de santo ou zelador de santo sendo tirado do lugar onde ele está há anos e indo para outra região pode perder os filhos de santo dele. Por isso é preciso dar mais visibilidade. Estamos inclusive com a proposta de criar um espaço de comercialização e a criação de uma oficina viva”, completa. 

Na oficina também haverá palestras, grupos de trabalho, exposição de produtos em 15 mesas e apresentações culturais. 

Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais