Cidadeverde.com

Ricardo Gentil toma posse solene como novo desembargador do TJPI

Imprimir
O magistrado Ricardo Gentil Eulálio Dantas tomou posse solenemente como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí na noite desta quinta, 11 de março, em sessão realizada no Auditório do TJ. No primeiro discurso como desembargador, Ricardo Gentil reafirmou compromisso com a prestação de serviço de qualidade, justo e célere. 

A presidente do Tribunal, desembargadora Eulália Pinheiro, disse estar muito satisfeita com a chegada de Ricardo Gentil ao colegiado de desembargadores da Casa, na certeza que sua dedicação ao trabalho somará de forma bastante positiva aos trabalhos da justiça de segundo grau. O novo desembargador foi conduzido ao auditório pelos desembargadores Edvaldo Pereira de Moura, Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho (decano) e Raimundo Nonato da Costa Alencar. 

Fotos: Ascom TJPI

Iniciando os pronunciamentos, o desembargador Hilo de Almeida Sousa fez discurso de saudação ao novo colega onde teceu analogia entre o substantivo “gentileza” e o sobrenome do empossado, para descrever a extrema amabilidade do mesmo no trato diário e também com os assuntos relativos ao trabalho. Hilo de Almeida Sousa assinalou ainda a importância dos anos passados nas diversas comarcas do interior como marcantes na formação do caráter profissional de Ricardo Gentil Eulálio. 


A procuradora geral de justiça Zélia Saraiva lembrou-se do inicio de sua carreira no Ministério Público, em sessões ao lado do também iniciante juiz Ricardo Gentil, ratificando sua personalidade pautada na cordialidade e retidão. O presidente da seccional piauiense da OAB, William Guimarães louvou a boa acolhida que o novo desembargador sempre desprendeu como magistrado de primeiro grau à classe dos advogados. 

Discurso 

Em seu primeiro pronunciamento como desembargador do TJPI, Ricardo Gentil se emocionou ao falar da família, que segundo ele, não teria encontrado forças em muitos momentos de sua jornada pela magistratura. O discurso foi norteado por momentos de religiosidade, Gentil repassou experiências e sacrifícios vividos nas comarcas por onde passou, para então reafirmar seu compromisso com a prestação jurisdicional de qualidade, justa e célere. 



Antes do encerramento da sessão, com a interpretação do hino do TJ pelo coral Vox Justitia, o filho do empossado, advogado Lucas Santos Eulálio Dantas emocionou a todos traçando seu perfil do ponto de vista de filho, analisando as facetas do magistrado, educador e pai Ricardo Gentil. 

Presentes à mesa diretora dos trabalhos, presidida pela desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro, presidente do TJPI, o representante do Poder Executivo, secretario Pompilho Evaristo, o deputado Fábio Novo, representante da Assembleia Legislativa, o representante da Prefeitura Municipal de Teresina, secretario Luciano Nunes Filho, a procuradora geral de Justiça Zélia Saraiva de Lima, pelo Ministério Público, representante do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Luciano Nunes, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Secção PI, William Guimarães, a representante da Defensoria Pública, doutora Myrtes Maria de Freitas e Silva e o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses-AMAPI, juiz José Airton Medeiros.

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí empossa ainda no próximo dia 26 do corrente mês Oton Mário José Lustosa Torres como desembargador da casa.


Da Redação 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais