Cidadeverde.com

HU está abaixo da capacidade por falta de encaminhamento, diz reitor

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Arimatéia Lopes, declarou em entrevista ao Jornal do Piauí desta segunda-feira (15) que o Hospital Universitário (HU) está funcionando abaixo de sua capacidade atual. Isso se deve por conta da falta de encaminhamentos por parte do sistema regulador do SUS. 


“O hospital não funciona plenamente. A clínica ambulatorial está 45% ocupada. Estamos oferecendo 24 mil consultas por mês, mas o sistema regulador do SUS tem que encaminhar os pacientes, o que não está sendo feito. Vamos a Brasília para falar com o ministério de Saúde, a Ebserh e o SUS Teresina para resolver isso”, pontua. 


Lopes nega que haja equipamentos embalados na unidade. “Os equipamentos estão todos testados e pronto para uso. Temos cinquenta leitos de enfermaria, dez de UTI, duas salas de cirurgia e quatro de pequenas cirurgias que vão entrar em funcionamento com a entrada de novos servidores”, declarou o reitor. 

Mais de mil funcionários devem ser chamados para trabalhar no HU. Entretanto, a contratação deve ser feita aos poucos. 

Esporte
O reitor Arimatéia Lopes esteve na semana passada em Brasília para tratar com o secretário nacional Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser Gonçalves, juntamente com os deputados Osmar Júnior (PC do B) e Assis Carvalho (PT), sobre uma antiga reivindicação da UFPI: a pista de atletismo. “Entregamos o nosso projeto e agora vai depender apenas da licitação para que a pista se torne realidade. Pelo cronograma, acredito que a obra deve começar em maio ou junho e ser concluída até dezembro”, afirma o reitor. 



Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais