Cidadeverde.com

Hemopi sedia comemorações do Dia Mundial do Hemofílico

Imprimir
Nesta quarta-feira (17) será comemorado em todo o mundo o Dia do Hemofílico. A pessoa com hemofilia possui uma alteração genética e hereditária no sangue, caracterizada por um defeito na coagulação. O indivíduo com hemofilia não possui um dos fatores em quantidade ou qualidade suficiente para exercer suas funções. Por isso, o sangue da pessoa com hemofilia demora mais para formar um coágulo e, quando esse se forma, não é capaz de fazer o sangue parar de escorrer pelo local da lesão.

Os sintomas da hemofilia são os sangramentos, principalmente, dentro das juntas e músculos. As pessoas com hemofilia grave têm hemorragias espontâneas, ou seja, repentinas e sem causa aparente. As simples atividades normais da vida diária, como caminhar e correr, podem produzir hemorragias.

Atividades diárias como caminhar e/ou correr podem causar hemorragias espontâneas, fazendo surgir hematomas que podem levar a problemas graves. Extração dentária também deve ser prevenida, devendo ser realizada por profissionais experientes em hemofilia.

E para lembrar o Dia Mundial do Hemofílico, a Associação dos Hemofílicos do Estado do Piauí (AHEPI) convida a todos a participarem da comemoração referente à data, nesta quarta-feira (17), no auditório do Hemocentro do Piauí (Hemopi), com programação descriminada abaixo:

08h00 | Abertura – Isabel Batista de Carvalho – Presidente da AHEPI 
08h20 | Avanços no tratamento da Hemofilia
               - Drª. Maria Aline Cerqueira (Hematologista do Hemopi)
10h00 | Coffee Break
10h30 | A importância da fisioterapia na saúde preventiva do hemofílico
               - Drª. Larissa (Fisioterapeuta do Hemopi)
11h30 | Encerramento e sorteio de brindes

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais