Cidadeverde.com

Choro e protesto marcam sessão em homenagem a Xavier e Jaime

A Assembleia Legislativa do Piauí realiza nesta terça-feira (16) uma sessão em homenagem ao ex-deputado e conselheiro do TCE, Xavier Neto; ao conselheiro adjunto do TCE, Jaime Amorim Júnior e ao piloto Edivaldo Pereira, que morreram em acidente de avião no dia 6 de março de 2012. A solenidade foi proposta pelo tucano Marden Menezes e presidida pelo vice-presidente da Casa, Ismar Marques. 

Yala Sena/CidadeVerde.com

A sessão foi marcada por emoção dos familiares e amigos. Estavam presentes a esposa de Xavier, Concita e seu filho Fábio; a esposa de Jaime, Juliana, e a mulher do piloto Maria do Amparo da Silva Sousa, com o filho. 

Evelin Santos/CidadeVerde.com

Durante seu discurso, Marden lembrou a história das três vítimas o que fez a mulher de Jaime se emocionar bastante. “Xavier era uma pessoa dedicada e conhecedora dos problemas do Piauí. Um homem sério, pontual, coerente com suas ações; com histórico de trabalho e competência, mas que teve, um dos sonhos não realizados que era ser presidente da Assembleia Legislativa”, declarou. 


A esposa do piloto, Maria do Amparo, aproveitou a sua fala para denunciar que depois da morte do seu marido, não recebeu qualquer indenização trabalhista ou o seguro por conta do óbito. Ela acrescenta que as famílias das vítimas estão órfãs, "mas como diz o poeta, ninguém morre quando está no coração dos familiares". "É um momento de consternação. Até agora a família não recebeu nenhum direito trabalhista ou amparo legal. Tivemos sim o amparo dos amigos e familiares, que agradeço", declarou. 




A Juliana Martins Amorim diz que o seu luto é uma dor que maltrata e que mesmo após um ano da morte do marido, o sofrimento continua forte. "Levo comigo seu legado. Ele é um homem que marcou seu tempo deixando ensinamento e exemplo para os alunos e familiares. Era simples e forte; intelectual, amoroso e ético por natureza. Neste momento de dor, não me sinto só porque tenho apoio dos meus familiares e parentes de Xavier Neto", declarou. 


Fábio Xavier, filho do ex-deputado, falou em nome da família, fez o relato da história política do pai que era parlamentar desde 1982 e lembrou que além de bioquímico e farmacêutico, Xavier Neto era político, formado em Direito e estava aprendendo a tocar sanfona. 


O acidente que matou os três aconteceu no povoado Espingarda, na serra entre as cidades de Canavieiras e Eliseu Martins, a 400 km de Teresina. 



Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais