Cidadeverde.com

Sarah Menezes é ouro e se torna bicampeã no Pan de San José

Imprimir
O segundo dia de competições do Pan-americano 2013, disputado em San José, capital da Costa Rica, foi bem parecido com o primeiro, pelo menos em termos de conquistas para o Brasil. Se na última sexta, os judocas mais pesados faturaram quatro ouros e oito medalhas ao todo, neste sábado também foram conquistados quatro ouros e oito medalhas no total. Os campeões hoje foram Sarah Menezes (48kg), Felipe Kitadai (60kg), Luiz Revite (66kg) e Rafaela Silva (57kg). As outras medalhas foram quatro bronzes com Ketleyn Quadros (57kg), Érika Miranda (52kg), Charles Chibana (66kg) e Bruno Mendonça (73kg). Gabriela Chibana ficou na quinta colocação.

Fotos: CBJ

Com oito ouros, duas pratas e seis bronzes na competição individual, o Brasil reafirmou a sua liderança no esporte no continente americano. Haja visto que nosso maior adversário nas Américas, Cuba, conquistou apenas quatro medalhas douradas. Todos os nossos atletas ficaram entre cinco primeiros colocados e 16 dos 18 atletas chegaram ao pódio.

“No início de um ciclo olímpico, participar de um Campeonato Pan-americano com ainda mais importância depois das mudanças nas pontuações para o ranking mundial e consolidar a hegemonia no continente, fortalece a autoestima dos nossos atletas e o trabalho da comissão técnica. Os resultados vem a somar no planejamento e faz com que cheguemos com objetivos grandes nos Jogos do Rio”, analisou Ney Wilson, gestor técnico das equipes adultas.

Ser campeão Pan-americano dá aos atletas 400 pontos no ranking mundial. Mas para Sarah Menezes, o título teve um gosto ainda mais especial. Ela passou pela medalhista em Londres 2012, Paula Pareto apenas no Golden score por conta de uma penalização da adversária e na final derrotou a cubana Dayaras Mestre por um wazari e um yuko.

“Foi muito bom ganhar esse título! Essa cubana me atrapalhou dois anos seguidos e estava engasgada. Ganhar dela e ainda mais jogando foi muito especial. Agora elas (Paula Pareto e Dayaris Mestre) vão ter mais respeito”, desabafou a campeã olímpica.

Outra atleta que sentiu um sabor especial no título do Pan-americano foi Rafaela Silva. Ela que depois de Londres subiu de categoria mas não se adaptou, voltou a competir na 57kg, o peso que a levou aos Jogos Olímpicos, exatamente no torneio continental. E não tem o que reclamar quanto ao desempenho.

“Foi muito bom ter ganhado esse título porque me dá confiança e mostra que eu estou em condições de competir em alto nível nessa categoria. Eu não conhecia praticamente nenhuma das adversárias que enfrentei e, na final peguei, uma medalhista olímpica e venci. Então, estou muito satisfeita com o ouro”, disse Rafaela.


Luiz Revite também comemorou muito a conquista do Pan. Ele, que estreava na competição e que indiretamente compete com Charles Chibana pela vaga de suplente na seleção principal, deu um passo a frente do adversário com o título.

“Estou muito feliz porque essa vitória no meu primeiro Campeonato Pan-Americano me garante 400 importantes pontos no início do novo ciclo, dando uma boa subida na classificação no ranking. Sem falar que eu, particularmente, precisava desta conquista e hoje posso dizer que estou contente”, relatou Revite, ainda na espera para a realização do Doping.
 
Por sua vez, Felipe Kitadai também enfrentou um adversário difícil na decisão e que contou com o apoio de grande parte dos presentes ao  ginásio da Cidade Esportiva de Hatillo. O mexicano Nabor Castillo é um velho conhecido do brasileiro mas deu bastante trabalho para o medalhista de bronze nos Jogos de Londres.

“Foi a luta mais difícil que eu fiz. Desde a base, essa já é a quinta decisão de Pan-americano que faço com ele. Perdi a primeira e ganhei as outras mas dessa vez ele estava bem mais forte, nem parecia o mesmo competidor. Eu estava um pouco inseguro porque essa é só a minha terceira competição depois de Londres mas eu treinei muito e estou muito feliz com esse resultado”, disse Kitadai que venceu todas as cinco lutas no campeonato jogando os adversários.

Além dos atletas que medalharam neste sábado, foram ouro Mayra Aguiar (78kg), Victor Penalber (81kg), Renan Nunes (100kg) e Rafael Silva (+100kg). Katherine Campos (63kg) e Tiago Camilo (90kg) ficaram com a prata e Rochele Nunes (+78kg) e Luciano Corrêa (100kg) com o bronze. Todos na última sexta, primeiro dia das disputas individuais.

Neste domingo, o Pan-americano de 2013 chega ao fim com a disputa por equipes. No masculino, Brasil e Cuba farão um confronto de alto nível técnico logo na estreia. No feminino, o Brasil faz a primeira luta da competição contra a Guatemala e, se passar, pega logo na sequencia a poderosa Cuba. A competição começa às dez horas da manhã no horário local, uma da tarde no horário de Brasília.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais