Cidadeverde.com

Juiz condena padeiro a 13 anos de prisão devido briga por R$ 1,00

Imprimir
O Tribunal do Júri condenou a 13 anos de prisão um rapaz que matou um pintor por dívida de R$ 1,00. O crime ocorreu há 9 anos no residencial Firmino Filho. A sentença foi lida pelo juiz Antônio Noleto.

Evelin Santos/Cidadeverde.com
Juiz Antonio Noleto proferiu a sentença

Francisco de Assis Monteiro da Costa, 31 anos, na época era ajudante de pedreiro, bateu boca com o pintor por causa da dívida, e na briga o esfaqueou no peito. A faca perfurou o coração do rapaz que o levou a óbito.

O advogado de defesa Edvan Fonseca Guerra pediu a anulação da sentença do Tribunal do Júri, alegando que a morte ocorreu em legitima defesa. "O acusado se sentiu ofendido. O pintor chegou a agredi-lo com uma tijolada na testa", declarou.

Entenda o caso
O crime aconteceu no dia 18 de maio de 2004. Francisco trabalhava como servente de pedreiro na casa de um soldado da Polícia Militar quando Márcio Rodrigues de Oliveira, o "Mardônio", teria aparecido para cobrar a dívida.

Segundo os autos, Márcio teria chegado ao local chamando Francisco de "velhaco", e começou a discussão. A vítima também teria chamado o acusado de corno e declarado que sua mãe era "rapariga que vivia nos cabarés de Teresina". 

A defesa alega que Francisco, que hoje é padeiro, se sentiu ofendido novamente quando Márcio retornou ao local durante a noite. Em nova discussão, acabou usando a faca pequena para reagir e perfurou o coração de Márcio. 

Francisco já cumpriu quatro anos de pena e conseguiu liberdade por boa conduta. Ele vai recorrer da decisão em liberdade. Seu advogado pretende obter redução da pena "pois os jurados decidiram contrariamente as provas dos autos. No início, o crime era de homicídio simples e depois eles acataram por motivação fútil, que não existiu. Ele praticou em legítima defesa".

Yala Sena (flash)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais