Cidadeverde.com

Talentos: Dia da Dança é comemorado com festa em praça pública

Imprimir
O Dia Internacional da Dança, 29 de abril, foi comemorado em grande estilo estilo pela Escola de Dança do Estado do Piauí Lenir Argento. Para festejar a data, não apenas um dia, mas uma semana inteira marcada pela exibição de filmes, discussão sobre a arte, ocupação em praças da cidade e a festa intitulada "Festa do Pen Drive", cujo principal objetivo era dançar. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Em um bate-papo com a apresentadora do Talentos, Lilly Araújo, o diretor da Escola, Datan Izaká, explica que a semana alusiva pretendeu pensar e explorar a dança além do espaço comumente praticado, com foco para a pluralidade cultural. 

"A intenção era abrir espaço para que as pessoas tenham consciência que a dança não é feita apenas no palco, na sala de aula e que pode ser dançada em lugares abertos como galerias, praças ou mesmo na rua", destaca o diretor. 


Um dos pontos altos da programação foi a ocupação de alunos na praça Landri Sales em uma espécie de Flash Mob, termo empregado para designar aglomerações instantâneas de pessoas com uma determinada finalidade. 

Com roupas coloridas e ao som de músicas envolventes, as alunas dançaram por cerca de 1h nas escadarias da praça do Liceu, atraindo a atenção de curiosos que não se contiveram apenas em observar. "Deslocamos as alunas para fora da Escola para descobrirem um novo campo de possibilidades onde não existia uma coreografia pronta", reitera Izaká. 
 Reprodução Facebook
Imagem do Flash Mob em alusão ao Dia Internacional da Dança

No dia alusivo à dança, Datan Izaká também destaca que a programação desenvolvida pela Escola propõe refletir sobre o multiculturalismo, bem característico do Brasil, e divulgar outras modalidades de dança. 

"A dança é democrática e também com muitas vertentes por isso neste ano resolvemos ampliar o leque de oportunidades para celebrar esta data. Na verdade além de discutir a arte propomos a dança também pelo prazer, como a 'Festa do Pen Drive' que encerrou as atividades alusivas e não existia um ritmo, cada pessoa levava sua música e todos se divertiam", finaliza. 

Atualmente com cerca de 1.100 alunos, a Escola de Dança do Estado do Piauí Lenir Argento oferece cursos de Ballet Clássico, Dança de Salão, Contemporânea e Break.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais