Cidadeverde.com

Papa Francisco canoniza freiras latino americanas e sapateiro

Imprimir
O Papa Francisco realizou neste domingo (12), na Praça de São Pedro, a primeira cerimônia de canonização de seu pontificado para declarar religiosas duas santas do século XX na América Latina. Foram canonizadas a freira colombiana Laura Montoya (1874-1949) e a mexicana María Guadalupe García Zavala, conhecida como "mãe Lupita" (1878-1963) - além de 800 mártires italianos assassinados em 1480 pelos otomanos por terem se negado a se converterem ao Islã.

Quadros da irmã Laura Montoya (à esquerda) e da irmã Maria Guadalupe Garcia Zavala (à direita) ficaram pendurados na Basílica de São Pedro durante a missa de canonização liderada pelo Papa Francisco neste domingo (12) (Foto: REUTERS / Stefano Rellandini)

A cerimônia solene teve presença de milhares de peregrinos da América Latina, incluindo uma grande delegação da Colômbia, encabeçada pelo presidente Juan Manuel Santos, que honra a primeira santa da história de seu país, uma freira que trabalhava como professora e guia espiritual para os povos indígenas no século 20.

Já "mãe Lupita" será a segunda santa do México. Ela se dedicou a cuidar dos doentes e ajudou os católicos evitar perseguições durante a repressão do governo à fé em 1920.

Francisco orou para que a nova santa possa ajudar o país a "erradicar toda a violência e insegurança", uma aparente referência aos anos de derramamento de sangue e outros crimes em grande parte ligada a poderosos clãs do tráfico de drogas.

Papa acena para fiéis ao final da missa de canonização, neste domingo (12) (Foto: Stefano Rellandini/Reuters)

"Os incluímos no livro dos santos e estabelecemos que em toda a Igreja sejam devotamente honrados entre os santos", acrescentou o papa.

A aprovação para a canonização dos 'Mártires de Otranto' foi dada pelo Papa Bento XVI, que renunciou ao cargo em fevereiro deste ano, e interpretada pelo Vaticano como válida por seu contexto histórico. Um dos mártires era um modesto sapateiro italiano, Antonio Primado, decapitado em Otranto (sul da Itália).

Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais