Cidadeverde.com

Motoristas barram ônibus e 30% da frota não circula durante a greve

Imprimir
Atualizada às 9h09
Após três horas de espera, os ônibus de linha começaram a sair das garagens por volta das 7h30. Na empresa Transcol, 40 veículos entraram em circulação. Na aviação Santana, localizada na Tabuleta, os coletivos só puderam sair às 8h20. 

Evelin Santos/CidadeVerde.com

Ônibus alternativos cadastrados dividem espaço com veículos de linha

Atualizada às 8h10
A greve dos cobradores e motoristas de ônibus, deflagrada às 0h desta segunda-feira (20) prejudica a cerca de 270 mil usuários por dia. 

Evelin Santos/CidadeVerde.com


Entretanto, há trabalhadores que não aderiram ao movimento mas, segundo os empresários, estão sendo impedidos de saírem das garagens por parte do Sindicato dos Rodoviários (Sintetro). O proprietário da Transcol, Edmilson Carvalho, diz que chegou à sede da empresa às 4h de hoje e os sindicalistas já estavam lá. "Eles estavam fazendo piquete não permitindo que os ônibus saíssem. A proposta foi boa. Meus funcionários querem sair, mas o Sindicato, no nome do senhor Zé Esmerindo, não permite que os veículos saiam”, reclamou. 


Segundo ele apenas três coletivos foram liberados, o primeiro deles às 8h. Há 150 ônibus está presa na garagem da empresa, onde trabalham aproximadamente 800 funcionários. 





Publicada às 7h29
Nem mesmo 30% dos 470 ônibus de Teresina estão circulando no início da manhã desta segunda-feira (20). As paradas estão lotadas e a população conta apenas com os veículos cadastrados pela Superintendência de Transporte e Trânsito (Strans).


A TV Cidade Verde constatou que as empresas de ônibus coletivos estão com os portões fechados e os motoristas e cobradores tentam impedir a saída da frota. A Strans promete acionar a polícia para garantir a saída parcial da frota. Na avenida Frei Serafim, Centro de Teresina, a população espera por mais de meia hora na parada sem passar sequer um ônibus. 

Até esta manhã, a Strans havia cadastrado 154 vans e ônibus, número inferior ao que deve sair das ruas em função da greve. A Prefeitura de Teresina continua a cadastrar veículos hoje, em horário comercial, e deve colocá-los na rua imediatamente, se preenchidos os requisitos necessários. 


A Strans exige que os veículos alternativos sejam caracterizados, licenciados, e estejam em dia com todos os itens de segurança. Além disso, o motorista precisa estar regularmente habilitado. A integração e não funcionará durante a greve e a meia passagem será paga somente em dinheiro.

Leia também:

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais