Cidadeverde.com

Corpo de Bombeiros dá dicas para prevenir ataque de abelhas

Imprimir
O idoso identificado como Valdemar Ribeiro da Silva, 70 anos, morreu na tarde de ontem (20), vítima de picadas de abelha. Valdemar estava capinando um terreno baldio localizado na avenida Homero Castelo Branco, zona Leste de Teresina, quando foi atacado.

Policias do 5º Batalhão de Polícia Militar confirmou que o idoso foi vítima das abelhas no momento em que cortava o mato do terreno com uma enxada. Valdemar levou inúmeras picadas, foi socorrido por dois frentistas que o levaram para o Hospital do bairro Primavera, segundo populares.


De acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano 7 mil brasileiros se ferem com picadas de abelhas. Em 2010, o Piauí registrou duas mortes. A capitã Nájra Nunes, do Corpo de Bombeiros, dá dicas para evitar acidentes com enxames.

"Antes de tudo, se você vai trabalhar em um local desconhecido, é preciso analisar, fazer  uma vistoria para observar se há abelhas entrando e saindo de determinado local. Se há alguma colmeia, você não deve usar roupas de cor forte, cosméticos de cheiro forte, fazer movimentos bruscos ou barulho, porque irrita as abelhas", destacou a capitã.

Os enxames devem ser capturados pelo Ibama ou Batalhão Ambiental. Nájra Nunes acrescentou que o extermínio de abelhas é crime ambiental e ressaltou que cuidados que devem ser tomados nos casos em que não foi possível evitar picadas.

"É importante levar a pessoa ao Posto de Saúde ou hospital mais próximo. Enquanto isso, não se deve puxar o ferrão, apenas raspar levemente com a unha ou um cartão, para que ele saia da pele. Se ele for amassado, poderá liberar mais veneno. Para os alérgicos, é preciso portar sempre um remédio anti-histamínico, que deve ser receitado pelo médico", finalizou.



Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais