Cidadeverde.com

Prefeito veta leis sobre gratuidade; Câmara mantém após discussão

Imprimir
Chegou ao plenário da Câmara Municipal de Teresina, nesta terça-feira(21), dois vetos do prefeito Firmino Filho a projetos de lei propostos pelos vereadores Dudu (PT) e Carlos Filho (PTB) para serem apreciados pelos parlamentares. Os projetos tratavam do cadastramento para acesso gratuito de autoridades policiais e judiciárias e do acesso gratuito a músicos piauienses a shows de artistas nacionais.


Dudu explicou que desejava sistematizar o direito a gratuidade em momento de lazer das autoridades policiais e do poder judiciário ao adentrar em casas de show ou espetáculos, pois esse controle garante aos empresários certa segurança para o público e para eles.

Porém, a Prefeitura alegou que o cadastro obrigatório feria o artigo 144 da Constituição adicionando mais uma função aos policiais. Já o líder do prefeito na Casa, vereador Edvaldo Marques (PSB) foi mais profundo e alegou que o artigo 3º do projeto de lei tratava sobre as armas utilizadas pelos policiais e neste quesito somente a União pode legislar.

“No momento em que o vereador apresenta um destes dispositivos, ele está legislando sobre material bélico. A Constituição Federal, no art. 22 § 21, é claro sobre isso, competindo apenas a União legislar sobre material bélico. Por este motivo a lei torna-se inconstitucional", argumenta o líder do Prefeito vereador Edvaldo Marques.

Projeto Músicos

No projeto de gratuidade para os músicos, Edvaldo Marques utilizou o artigo 170 que trata da ordem econômica, no qual trata que os estabelecimentos privados têm direito à livre concorrência e o município não pode legislar sobre.

“Se aprovarmos a gratuidade para os músicos em casas de shows, que são privadas, abriremos precedente, por exemplo, para os jogadores de futebol vir pedirem para entrarem de graça nos estádios de futebol e como podemos legislar se a Constituição determina a livre concorrência para as empresas?”, questionou o líder do prefeito.

Após as discussões, a maioria dos vereadores optou por manter o veto nos dois projetos.  O vereador Edvaldo Marques se colocou à disposição do vereador Dudu para fazer um novo projeto retirando os pontos inconstitucionais. 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais