Cidadeverde.com

Mudança no ranking pode fazer Piauí perder vaga na Copa do Brasil 2014

Imprimir
O futebol do Piauí corre risco de perder sua segunda vaga na Copa do Brasil em 2014. O Cidadeverde.com fez as contas e concluiu que o Estado já foi ultrapassado pelo Espírito Santo no ranking de federações para o próximo ano, usado para definir o número de participantes no torneio. Se a campanha do Parnahyba na Série D do Campeonato Brasileiro, a partir de junho, for ruim, só o atual campeão piauiense representará o Estado na Copa do Brasil do ano que vem.

 Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
Campeão estadual, Parnahyba precisa fazer boa campanha no Série D para futebol piauiense continuar com duas vagas na Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reformulou seu ranking no ano passado. Agora só valem os últimos cinco anos de competições nacionais, que contam com pontuações diferenciadas. Quanto mais velho o torneio, menos ele passa a valer - os pontos são multiplicados por 5, 4, 3, 2 e 1, partindo do ano mais novo.

O ranking é usado para definir as vagas dos estados nos torneios nacionais. Na Copa do Brasil, têm direito a duas vagas as federações que ocupam do 15º ao 22º lugares. Depois disso, cada estado só leva uma vaga. 

Hoje, o Piauí é justamente o 22º (2.468), apenas 35 pontos a frente do Espírito Santo, 23º colocado (2.433 pontos). 

Fazendo as contas
As campanhas piauiense e capixaba nos torneios da CBF são semelhantes: os times costumam ser eliminados logo na primeira fase. Salvo em dois casos nos últimos cinco anos, a pontuação recebidas pelos clubes foi rigorosamente igual (veja abaixo). 

Pontuação dos clubes dos estados usada no ranking atual. Piauí e Espírito Santo só diferem em duas situações, marcadas de azul.

As exceções foram o Rio Branco (ES), 18º na Série D de 2010 (somou 56 ao invés de 51 pontos), e o River (PI), que avançou na Copa do Brasil de 2008, após bater justamente o Linhares (ES) na primeira fase (somou 100 pontos ao invés de 50, que levaria se tivesse sido eliminado). Por isso, o Piauí saiu na frente na reformulação do ranking. 

Como o ranking soma apenas os pontos dos últimos cinco anos, em 2014 será a vez de deixar de lado a campanha tricolor de 2008. Com a nova regra, só irão valer os resultados de 2009 a 2013.

Eliminando os pontos de 2008, o Espírito Santo já aparece 10 pontos a frente do Piauí no ranking para 2014. A diferença corresponde exatamente aos cinco pontos a mais ganhos pelo Rio Branco em 2010, multiplicados por 2, peso que será atribuído ao ano (veja abaixo).

Em vermelho, os pontos que deixarão de ser contados no ano que vem. Piauí passa a perder posição

Como os clubes dos dois estados foram eliminados na primeira fase da Copa do Brasil e receberão pontuação igual, hoje, para o Espírito Santo tomar a segunda vaga do Piauí, basta que o Parnahyba não passe de fase na Série D.

"Pré-Copa" complica situação
A mudança do ranking criou um problema para a federação capixaba que a CBF teve de resolver. O Espírito Santo já contava com duas vagas na Copa do Brasil e deu a segunda para o vencedor de um torneio seletivo. Mas o Acre subiu posições e tomou a vaga capixaba. Para evitar confusões, foi criada uma "Pré-Copa do Brasil", com 25 pontos no ranking para quem avançasse e 10 para o eliminado. 

A Desportiva (ES) avançou no pré-torneio e fez seu Estado aumentar a vantagem na disputa contra o Piauí. Se multiplicados por 5, peso que será atribuído ao ano de 2013, os 25 pontos da fase extra viram 125. O problema é que o mesmo clube, que nem teria direito a disputa, jogou a primeira fase normal da Copa e também levará pontuação por isso. 

Caso a bonificação injusta seja mantida ao time do Espírito Santo, o Parnahyba precisa no mínimo ficar com o terceiro lugar na Série D e torcer para o Aracruz, representante capixaba, não passar da 22ª posição. 

Evelin Santos/Cidadeverde.com
Cesarino Oliveira discorda de pontuação extra para Desportiva (ES)

Federação vai reagir
O problema já é de conhecimento da Federação de Futebol do Piauí (FFP). Procurado pelo Cidadeverde.com, o presidente Cesarino Oliveira informou que a insatisfação com as mudanças no ranking foram motivo de críticas em todo o País. O dirigente não demonstra convicção de que a CBF manterá os critérios para o próximo ano.

Quanto ao caso do torneio preliminar da Copa do Brasil, o presidente da FFP discorda da atribuição de pontos extras para o Espírito Santo, que pelo regulamento não teria direito nem a segunda vaga no torneio. De posse dos cálculos feitos pelo Cidadeverde.com, Oliveira afirmou que irá procurar a CBF para tratar da questão.

Independente disso, o dirigente reconhece que a missão azulina não é só  pelo bem do próprio clube. "Nossa preocupação é que o Parnahyba tem de fazer uma boa campanha em razão disso também, porque conta pontos para o ranking", concluiu. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais