Cidadeverde.com

FCMC lança Terêjunina na sexta e faz caravana na avenida Raul Lopes

Imprimir
Ainda estamos no mês de maio, mas a partir da próxima sexta-feira (24) a nossa cidade vai começar a entrar no clima das festas juninas. É que a Prefeitura de Teresina vai lançar o “Terêjunina – O Arrastapé da gente – São João o mês inteiro”. Na solenidade, que terá a presença do prefeito Firmino Filho, será apresentada toda a programação do São João da capital, que esse ano promete ser o maior de todos os tempos.


A Fundação Cultural Monsenhor Chaves está preparando um grande evento para esse lançamento, que começa a partir das 11h, no Teatro do Boi. Grupos de forró pé de serra vão receber logo na entrada os jornalistas e demais convidados. Os 12 grupos de Bumba meu Boi estarão reunidos para se apresentarem ao som da música “Laço de fita”, que será adotada como hino do folclore teresinense. Também acontecerá a primeira apresentação oficial da Orquestra Sanfônica de Teresina – “Seu Dominguinhos”, que reúne sanfoneiros da região.

Em seguida será apresentada toda a programação de São João da capital. Destaque para Caravana Junina, que acontecerá na próxima semana, na Avenida Raul Lopes. Ela vai arrastar o público em um grande arraiá, que terminará com show da Banda Casadões do Forró de Fortaleza, no Complexo Turístico da Ponte Estaiada.

A partir do dia 1º de junho a prefeitura vai colocar trios de sanfoneiros nas duas entradas da capital, na Rodoviária Lucidio Portela e no Aeroporto Santos Dumont, para receber os visitantes com muita música, além de divulgar o roteiro de atividades que serão oferecidas durante o mês inteiro. A fundação também criou outra forma de entreter o turista. É o “Volante do Forró”, um ônibus que será todo caracterizado, com a animação de um trio forrozeiro, para levar os visitantes para passeios, mostrando os principais pontos turísticos da cidade.

Seguindo a idéia de descentralizar a cultura em Teresina, a prefeitura mais uma vez irá levar a festa para os bairros. O Dirceu Arcoverde receberá o primeiro arraiá, no dia 02 de junho, com apresentações folclóricas, quadrilhas e um grande show da Banda Xenhenhem. Depois, no dia 08, será a vez do bairro Parque Piauí, que terá o show de encerramento da Banda Gaviões do Forró. Para encerrar, teremos duas noites de festa no Mocambinho. No dia 15 é a Banda Amor Real que fecha a programação, depois das quadrilhas e grupos folclóricos. E no dia 16 a folia Junina será finalizada com o show da Banda Cizinho e Forró Bandido.

De acordo com o presidente da FCMC, Lázaro do Piauí, a prefeitura também vai apoiar outras festas juninas tradicionais na cidade, como é o caso dos festejos de São Pedro, no bairro Poti Velho. A idéia é garantir um São João com uma programação grande e variada. “Vamos fazer a festa junina o mês inteiro! Esse será um ano inesquecível. No futuro lembraremos dessa data como o ano em que Teresina entrou no cenário nacional do São João!”, ressalta. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais