Cidadeverde.com

Estudantes de medicina do PI fazem ato contra "importação" de médicos

Imprimir
Vestidos de branco e com as caras pintadas, estudantes de Medicina do Piauí estão realizando, na manhã deste sábado (25), na avenida Frei Serafim, a manifestação “Revalida Sim”. Eles se posicionam contra a “importação” de médicos estrangeiros sem que sejam submetidos ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Universidades Estrangeiras – Revalida. O mesmo ato está sendo realizado em vários estados do país.

Evelin Santos/CidadeVerde.com

Um dos organizadores do protesto no Piauí, o estudante Wilton Filho, acadêmico da Facid, 22 anos, explica que tudo começou nas redes sociais, Facid, Novafapi, UFPI e Uespi. “Não somos contra a entrada de estrangeiros no Brasil, mas queremos que eles passem pelo Revalida. Para que eles possam provar que sabem como é praticada a medicina aqui”, pontua. 


O estudante informa que de acordo com a diretoria executiva nacional dos estudantes de medicina, a porcentagem de estrangeiros que passam no teste é de 12%. 


O estudante da UFPI, Hudson Valente, 21 anos, explica que uma das justificativas do Governo Federal seria a falta de médicos no país. “Mas não há falta de médicos. O que acontece é que por causa das condições precárias no interior, eles preferem trabalhar nas zonas urbanas, onde têm mais assistência”, rebate.


Os universitários pretendem sair em passeata pelas ruas do centro de Teresina partindo do HGV, passando pela Frei Serafim, praça João Luís e Palácio de Karnak. 




Flash de Geísa Chaves (Especial para o CidadeVerde.com)
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais