Cidadeverde.com

Cáritas:Evento trata Comunicação para a Mobilização de Recursos

Imprimir
Nos dias 07 e 08 de junho, a Cáritas Brasileira Regional do Piauí realiza, junto com suas representações diocesanas e arquidiocesana, o Encontro Regional de Monitoramento e Formação das Diretorias com o tema Comunicação para a Mobilização de Recursos, no Centro Guadalupe, Vila Operária, zona Norte de Teresina.

As mudanças socioeconômicas mundiais, a projeção da nova imagem do Brasil e a relativa saída da cooperação internacional, associadas às próprias mudanças políticas, econômicas e sociais que estão em curso no Brasil, principalmente na última década, têm colocado as organizações da sociedade civil em uma situação cada vez mais difícil em termos de sustentabilidade.

“A Rede Cáritas entende que para obter bons resultados na mobilização de recursos é necessário ter uma comunicação coesa, coerente, eficaz e planejada. Para além das captações vinda da cooperação internacional, dos governos municipais, estaduais e federal, a Cáritas Brasileira busca avançar na captação de pessoas físicas e empresas privadas”, explica Hortência Mendes, secretária regional da Cáritas. Nesta perspectiva, a principal estratégia adotada pela entidade é a integração das áreas de comunicação e mobilização de recursos.

Exemplo disto é processo de formação e capacitação que a Cáritas desenvolveu na busca de acessar os recursos públicos para o desenvolvimento de suas ações, tendo em vista atender as famílias mais empobrecidas do Piauí, sobretudo os agricultores e agricultoras do semiárido piauiense. “Hoje, a Cáritas no Piauí, em seu trabalho com a Articulação do Semiárido - ASA Brasil, através de parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Social e Petrobrás, atende milhares de famílias com as tecnologias sociais de convivência com semiárido. Resultado de um bom planejamento, de uma gestão organizada e transparente e conhecimento da legislação. Portanto, conhecimento, planejamento, visibilidade e gestão eficaz são princípios norteadores da sustentabilidade, e a Cáritas no Piauí quer avançar nessa perspectiva, contribuindo, assim, para evitar o desvio de finalidade dos recursos públicos”, argumenta Carlos Humberto Campos, assessor da Cáritas Regional do Piauí.

Fontes de financiamento e iniciativas estratégicas para a mobilização de recursos que subsidiem ações desenvolvidas pela Rede Cáritas são todas baseadas no processo de PMAS - Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização, pontos que serão esmiuçados e discutidos nos dias de programação.

Confira:

Dia 07/06:

07h00 – Café / Abertura
08h00 - Mística e apresentação dos/as participantes (secretariado Regional)
08h40 - Uma análise dialogada sobre a ação da Cáritas na atualidade: Desafios e perspectivas das Cáritas Diocesanas/entidades. (Magalhães - Cáritas Nacional)
10h00 - Intervalo 
10h30- A Comunicação para a Mobilização de recursos na Cáritas Brasileira (Magalhães - Cáritas Nacional)

12h00- Almoço

14h00 - Continuação do tema
15h00 - As experiências da Cáritas Regional do Piauí na temática (Secretariado e Dioceses)
16h00 - Intervalo
16h30 às 18h00– Indicação/Orientações para a construção do Plano regional para a Comunicação na Mobilização de recursos (Magalhães - Cáritas Nacional)

Dia 08/05:

07h00 às 08h00 - Café / Mística
09h00 - O PMAS - REDE CÁRITAS: Histórico e inovações - Informação da Equipe de formação sobre o PMAS / Instrumentais (Carlos Humberto e Rodger - Cáritas Regional)
10h00- Intervalo 
10h30 - Trabalho em grupo por diocese para atualização do Instrumento de monitoramento

12h30 - Almoço.

14h00 - Retorno aos grupos
16h00 - Intervalo 
16h30 às 18h00 - Plenária de PMAS/Instrumentais

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais