Cidadeverde.com

De barco, Wilson Martins joga peixes na barragem de Algodões II

Imprimir
O governador Wilson Martins (PSB) cumpriu agenda durante toda esta sexta-feira (07) na região de Curimatá, distante 775 Km de Teresina. Martins entregou obras e assinou ordens de serviço. Além disso, entregou  40 kits de irrigação por gotejamento e 20 kits de piscicultura.

Francisco Gilásio/Ccom

Durante a entrega, que aconteceu na barragem Algodões II, aproximadamente 20 quilômetros do Centro de Curimatá, Wilson Martins destacou a importância de levar às famílias produtoras condições de produção no período de estiagem. “Com essa nova cultura conseguimos mudar a forma de produzir das famílias, garantimos a produção de hortifrutis, melancia, melão e outros. Outra grande vantagem desta cultura é que a irrigação acontece por gotejamento, o que impede o desperdício de água durante o processo. Além disso, investimos aqui na piscicultura entregando material e ração para a produção do primeiro ciclo”, pontuou.

A bordo do barco motorizado, juntamente com o secretário Rubem Martins e o deputado federal Marcelo Castro, Wilson Martins lançou nos tanques-redes os primeiros alevinos do kit. Além do barco motorizado, colete salva-vidas, plataforma, fábrica de gelo - com capacidade de produção de 50 quilos de gelo por dia, e ração para alimentação do primeiro ciclo de alevinos.

Os kits de irrigação foram entregues ao padre Adairton Coelho, presidente da Associação Educandário Nossa Senhora do Bom Sucesso, que enfatizou a importância de aliar o potencial humano ao potencial natural em prol da melhoria da qualidade de vida do homem. “Esse projeto é muito positivo. É de fundamental importância aliar a capacidade intelectual humana, os recursos públicos à natureza para garantir o bem-estar do ser humano. Com esses kits, a água dessa barragem e mão de obra que já temos produziremos peixes para abastecer a cidade de Curimatá e cidades vizinhas e estaremos dando dignidade às famílias produtoras”, destacou.

Para o piscicultor Isidório Cardoso, com os kits, a produção de peixe irá crescer. “Essa é uma ótima ajuda. Vamos produzir muito peixe e abastecer nossa cidade, ter uma renda segura”.


Ainda na barragem Algodões II, foram entregues 20 unidades do kit de irrigação por gotejamento ao prefeito do município de Curimatá, Reidan Kleber, e 20 ao prefeito de Júlio Borges, Manoel Camelo. Cada kit cobre uma área de até 500 m² e custaram R$2.307,73. “O Governo do Estado do Piauí vem trazendo transformação para nossa região. Além desses kits, já inauguramos uma escola modelo com 17 salas de aula e o governador já garantiu a construção de um matadouro público e da reforma do nosso Hospital Regional”, disse Reidan Kleber.

O secretário do Desenvolvimento Rural, Rubem Martim, destacou que a entrega desses kits fazem parte das ações da SDR de fortalecimento da agricultura familiar. “São mil kits que serão entregues. O governador Wilson Martins tem dado muita atenção ao desenvolvimento desses arranjos produtivos. Hoje, Curimatá e Júlio Borges estão recebendo 20 kits cada e assim que mostrarem a produtividade, já estamos autorizados a entregar mais 20 kits”, esclareceu.

O deputado federal Marcelo Castro pontuou o incentivo aos agricultores familiares e piscicultores como fundamentais para o desenvolvimento do Piauí. “O Piauí marcha para o progresso e desenvolvimento econômico. Ajudei na construção dessa barragem e estou muito feliz por hoje acompanhar o governador na entrega desse material, que será de grande utilidade para essas famílias. São provas do investimento no crescimento do nosso Estado”, disse.

Ordens de Serviço

Durante o evento de inauguração, Wilson assinou duas ordens de serviços. A primeira autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a iniciar a construção do matadouro público em Curimatá. E a segunda ordem autoriza a licitação para o revestimento asfáltico de 84 quilômetros da PI 257, que liga o município de Redenção do Gurguéia a Curimatá, orçado no valor de R$ 8.644.183,64.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais